Como mostramos no artigo anterior, a taxa de mortalidade por Tuberculose aumentou bastante nesses últimos anos, indo contra as metas estabelecidas pela OMS e ONU para acabar com a doença.
Em 2017, no Brasil, foi lançado o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como problema de saúde pública – um documento específico para apontar as estratégias de enfrentamento da doença no país.
“As metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose são de alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da TB e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035, em comparação com os dados de 2015. Isso significa, para o Brasil, que é necessário reduzir o coeficiente de incidência para menos de dez casos por 100 mil habitantes e limitar o número de óbitos pela doença a menos de 230 ao ano, até 2035.”
Infelizmente, a pandemia da covid-19 fez com que essas metas ficassem ainda mais distantes. De acordo com o relatório da OMS, em 2020 houve uma queda de 25% nos diagnósticos e um aumento de 26% da mortalidade por TB.
Pelo Boletim Epidemiológico – Tuberculose 2021 do Ministério da Saúde, “em 2020, o Brasil registrou 66.819 casos novos de TB, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes.”
Um outro dado preocupante é a queda “nos gastos globais em serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção de tuberculose, de US $5,8 bilhões para US $5,3 bilhões, o que é menos da metade da meta global de financiamento total da resposta à doença de US $13 bilhões anuais para 2022.” (OPAS)
Estudos ainda mostram que “cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis.”
Diagnóstico de Tuberculose
Divididos em duas categorias principais – pulmonar e extrapulmonar -, a tuberculose tem o diagnóstico confirmado, principalmente, por baciloscopia direta ou cultura.
Os critérios clínicos para suspeição de tuberculose são:
- Evolução clínica insidiosa;
- Tosse seca ou produtiva com duração superior a quatro semanas;
- Febre baixa e, geralmente, vespertina;
- Sudorese noturna;
- Perda ponderal significativa;
- Alterações pulmonares de segmentos superiores e posteriores, evidenciadas pela ausculta e radiografia de tórax;
- Dor pleurítica em indivíduos menores de 45 anos;
- Derrame pleural moderado e, geralmente, unilateral, acompanhado ou não de lesões parenquimatosas;
- Aumento de volume de cadeia ganglionar, geralmente, única, cervical e indolor;
- Disúria, polaciúria e dor lombar persistentes, associadas a bacteriúria estéril ou hematúria isolada;
- Comprometimento meníngeo insidioso, seguido de alterações comportamentais e convulsões;
- Quadro diarréico persistente, sem resposta aos tratamentos convencionais.
A melhor maneira de diagnosticar o quadro de Tuberculose é através do exame molecular – o PCR em tempo real é capaz de detectar a Mycobacterium tuberculosis e várias mutações associadas à resistência a drogas.
A Seegene Brazil no combate à Tuberculose
Tendo em vista todos esses dados levantados pelas autoridades de saúde, tanto nacionais quanto internacionais, a Seegene Brazil acredita que podemos alcançar as metas propostas pela OMS e pelo Plano Nacional.
O nosso painel Anyplex™ II MTB/MDR/XDR Detection é um ensaio de PCR em tempo real multiplex que detecta Mycobacterium tuberculosis (MTB) com valor de Ct e identifica simultaneamente 39 mutações associadas com resistência a drogas.
Baseado nas tecnologias DPO™ e TOCE™, esse ensaio é feito em equipamentos de PCR em tempo real e fornece diagnóstico imediato e diretriz de tratamento apropriado para o controle da Tuberculose.
Nosso painel conta com:
- WTC (Wild-Type Control) e Controle Interno (CI) para validação do ensaio;
- Reagentes para detecção de DNA são fornecidos; não é necessário adquirir kit de extração de DNA;
- Detecção e identificação de mutações associadas com resistência a antibióticos para controle apropriado da infecção;
- Decisão rápida de tratamento através de triagem e subtipagem simultâneas;
- Utilização do Sistema UDG para prevenir contaminação por carregamento.
A Seegene Brazil fornece não apenas equipamentos e softwares tecnologicamente otimizados, mas também dá suporte a serviços de acompanhamento. Os serviços cobrem a instalação e calibração de instrumentos de extração e equipamentos de PCR automatizados, desenvolvimento de software para interligação com sistemas hospitalares de gestão de relacionamento com clientes/pacientes.
Estabelecemos um alto padrão de qualidade nas linhas de produção para embalagem e distribuição dos produtos usando redes globais de distribuição. Estamos em conformidade com todos os padrões relacionados a segurança do usuário, saúde e regulamentações ambientais, de forma a fornecer produtos da melhor qualidade para nossos clientes ao redor do mundo.
Saiba mais sobre o nosso painel aqui.
Comments are closed.