Inaugurado em 1995, o Laboratório de Apoio IPOG LAB foi pioneiro no diagnóstico de DNA para HPV com o lançamento exclusivo do teste de Captura Híbrida no Brasil. Com sua expertise e contínuo trabalho educacional sobre a importância do teste junto a classe médica brasileira, tornou-se líder de mercado em número de análises realizadas.
O IPOG LAB tem como seu principal foco os testes de biologia molecular, especialmente os relacionados à Saúde da Mulher. Tem presença atuante em vários estados. São mais de 400 laboratórios apoiados pelo país, dentre eles os de anatomia patológica, além dos grandes laboratórios de apoio, sempre com foco na Saúde da Mulher.
O IPOG LAB teve sua capacidade produtiva legitimada durante a pandemia, ajudando a absorver a demanda dos apoiados que estavam sobrecarregados com testes para covid-19, processando inclusive testes para os maiores laboratórios de apoio do Brasil.
Com certificação internacional ONA e controle de qualidade Controllab, o IPOG LAB atesta a sua qualidade e eficiência em alguns pontos em específico. Primeiramente no atendimento humanizado e diferenciado, sua principal premissa é de que Cada Cliente é Único. Trabalha com plataformas automatizadas, realiza grandes investimentos em segurança da informação e estrutural, além de possuir eficiência e celeridade nos processos internos e proteção sanitária. O bom funcionamento de todos os setores se dá por conta da alta performance de sua equipe multidisciplinar, com larga experiência na área diagnóstica.
Diagnósticos Moleculares para a Saúde da Mulher
Uma das prioridades do IPOG LAB é sempre implementar no seu parque tecnológico testes de biologia molecular de alta sensibilidade e especificidade. Por isso, agregar novas metodologias de PCR em tempo real sempre estará nos planos.
No caso do HPV, dependendo do estado imunológico da paciente, o desenvolvimento do vírus pode acontecer de maneira bem rápida. Desta forma, o teste PCR é fundamental para que a paciente tenha em mãos um diagnóstico de alta precisão. Além da possibilidade da cobertura do teste PCR pelos planos de saúde, a paciente pode receber um tratamento melhor direcionado e evitar um possível câncer.
Mesmo durante a pandemia, o laboratório manteve como objetivo prioritário o contínuo desenvolvimento e ampliação de sua área dedicada à Saúde da Mulher, com a aquisição de novas plataformas e testes. Devido à parceria com a Seegene Brazil, registrou-se um aumento significativo de testes por dia.
Atualmente, o IPOG LAB possui 6 unidades do CFX96™ IVD e 3 STARlet IVD, em salas específicas para evitar contaminações. Esses ambientes exclusivos com equipamentos Seegene são dedicados a especialidades diferentes, sendo um direcionado para painéis de IST e HPV, e outro para testes de infecções respiratórias, em um setor totalmente dedicado a doenças respiratórias.
Dos principais testes para a Saúde da Mulher que o IPOG LAB oferece em parceria com a Seegene Brazil, destacamos os painéis Anyplex™ II HPV28 Detection, Anyplex™ II HPV HR Detection e Allplex™ STI Essential Assay. Os painéis para HPV da Seegene trouxeram um grande diferencial para o laboratório, pois aumentaram a capacidade de análise com mais um perfil de genotipagem para HPV, permitindo identificar com mais precisão cada tipo de HPV presente na amostra.
Painéis de Diagnóstico Molecular para IST
Dentre todos os painéis para IST, a parceria trouxe dois diferenciais muito importantes para o IPOG LAB: os painéis de vaginose e Candida, novidades no mercado brasileiro.
O painel Allplex™ Bacterial Vaginosis Assay detecta e identifica simultaneamente 6 bactérias associadas à vaginose por PCR em tempo real além de quantificar a presença dos Lactobacillus spp., protetores da flora vaginal:
- Atopobium vaginae (Quantitativo) (AV)
- Bactérias associadas à vaginose bacteriana 2 (BVAB2)
- Bacteroides fragilis (BF)
- Gardnerella vaginalis (Quantitativo) (GV)
- Lactobacillus spp. (Quantitativo) (Lacto)
- Megasphaera Tipo 1 (Mega1)
- Mobiluncus spp. (Mob)
Além da alta sensibilidade, a detecção das 6 bactérias permite um diagnóstico mais assertivo, fornecendo a relação precisa da situação da flora bacteriana da paciente no tratamento de coinfecções.
Já o painel Allplex™ Candidiasis Assay, além da detecção tradicional da Candida albicans, ele detecta outros 6 fungos responsáveis pela candidíase.
- Candida albicans (CA)
- Candida dubliniensis (CD)
- Candida glabrata (CG)
- Candida krusei (CK)
- Candida lusitaniae (CL)
- Candida parapsilosis (CP)
- Candida tropicalis (CTp)
A detecção de 7 alvos pelo painel Allplex™ Candidiasis Assay, além de exclusividade de mercado, também trouxe mais assertividade no tratamento e credibilidade para os resultados de testes de Candida.
Segundo o IPOG LAB, antes da implantação do painel de Candida, o laboratório recebia contestações constantes de citologistas, nas situações em que o resultado para Candida albicans era negativo, mas os citopatologistas viam que as hifas de Candida spp. estavam presentes na amostra.
Hoje, com o Painel de Candida, é possível identificar exatamente qual espécie está presente na amostra, pois os resultados negativos de Candida albicans não isentam as mulheres de terem um outro tipo de fungo.
Salientamos que a associação desses dois painéis moleculares é fundamental, não só para o diagnóstico inicial e acompanhamento de tratamento, mas principalmente para aquelas pacientes que já fazem uso de antibióticos e sofrem com as consequências.
Só um laboratório de Apoio que trabalha com a Saúde da Mulher tem essa sensibilidade de perceber que o diagnóstico preciso é fundamental para manter o bem-estar e a saúde feminina em plena harmonia.
Uma parceria de sucesso
A parceria entre o IPOG LAB e Seegene Brazil começou em 2020 e desde então foi observado um aumento significativo tanto na demanda quanto na qualidade dos serviços prestados.
Um dos diferenciais do IPOG LAB sempre foi a entrega rápida dos resultados. A parceria com a Seegene Brazil reforçou essa característica, e também trouxe novas possibilidades de diagnósticos. Outro fator de destaque é a maior sensibilidade dos testes, que são padronizados com curva de melting, exclusividade da Seegene.
Além de oferecer a tecnologia Seegene aos seus apoiados e pacientes, o IPOG LAB também trabalha fortemente na educação continuada para médicos e outros profissionais da área da saúde, levando informações que ajudam a popularizar os testes moleculares para a Saúde da Mulher no Brasil.
A união da maior proximidade junto a seus clientes e parceiros, assessoria científica dedicada e treinamentos específicos, proporcionam maior acessibilidade aos diagnósticos moleculares e seus benefícios a todas as regiões do Brasil.
A Seegene Brazil está pronta para desenvolver projetos de pesquisa e implementar novas tecnologias para ajudar a suprir as demandas atuais e futuras, sempre buscando criar diferenciais competitivos para seus parceiros.
Comments are closed.