Tanto a coleta quanto a conservação de amostras biológicas são partes fundamentais da boa prática laboratorial. Afinal, por serem materiais sensíveis, podem ser facilmente contaminados, inviabilizando sua análise.
Como na fase pré-analítica essas amostras são manipuladas, majoritariamente, por processos manuais, a contaminação cruzada é uma preocupação recorrente, de difícil fiscalização e ainda, pode ser prejudicial à saúde do técnico responsável.
As informações sobre o tipo biológico, a solução que será utilizada, sua utilização, temperatura e tempo de armazenamento precisam ser consideradas previamente à coleta. Há também o comprometimento da qualidade dos resultados que pode induzir a erros de diagnóstico médico, uma vez que cerca de 70% das decisões são tomadas baseada nesses resultados.[1]
Considerando esse cenário, todos os kits, equipamentos e softwares da Seegene são desenvolvidos para otimizar a rotina laboratorial e proporcionar interpretações mais rápidas, confiáveis e seguras.
Gestão e conservação de amostras
Por mais que a automação de grande parte dos processos pré-analíticos já seja uma realidade nos grandes laboratórios, ainda assim, é uma fase passível de erros humanos.
Podemos dizer, então, que toda a gestão e conservação de amostras começa com o pedido de exame – muitas vezes os pedidos chegam aos laboratórios com alguns erros e/ou falta de informação, causando problemas internos e suscitando erros de coleta.
Da mesma maneira que a má orientação sobre o preparo, como jejum e exercícios físicos, influenciam no resultado, outra característica essencial é o preenchimento das informações pessoais. Informações sobre os dados clínicos, medicamentos e até mesmo a profissão do paciente podem alterar os resultados.
Causas de variação dos resultados laboratoriais:
- Gênero;
- Idade;
- Jejum;
- Atividade física;
- Dieta;
- Fármacos e drogas de abuso;
- Variação cronobiológica;
- Procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos;
- Posição do paciente;
- Torniquete;
- Hemólise;
- Lipemia e
- Intervalos de referência.
Após a determinação e catalogação dos exames, é de responsabilidade do laboratório realizar a coleta do material necessário.
Sendo assim, é preciso que a unidade tenha profissionais treinados; EPIs e EPCs disponíveis; tubos e frascos específicos, locais de armazenamento aclimatizados conforme a necessidade e descarte apropriado.
E como diversos laboratórios brasileiros apresentam unidades de coletas em locais diferentes, essas amostras precisam ser transportadas para o local onde as análises serão realizadas. Para esse transporte é preciso seguir protocolos de conservação e segurança, incluindo as medidas em caso de acidentes.
Sobre as coletas de sangue
Como mencionado, o avanço da tecnologia tem proporcionado mais conforto e segurança para a fase pré-analítica. Outro exemplo dessa aplicação é o uso do sistema fechado (vácuo), no lugar da seringa, para os exames de sangue.
O tempo do torniquete, a escolha dos tubos e a proporção de sangue para o aditivo também são fatores decisivos para a qualidade ou a inviabilidade da análise.
Sobre a rastreabilidade das amostras
Parte fundamental da conservação de amostras é a sua rastreabilidade. Esse monitoramento consiste em mais um recurso de gestão interna que auxilia na hora de identificar as amostras em si, em qual etapa do processamento ela se encontra e aonde foi armazenada.
Através do LIS, esses dados auxiliam, e muito, nos casos de atraso e “perda” de amostras, além de proporcionar o interfaceamento, auxiliando na entrega rápida dos resultados.
Soluções Seegene para gestão e conservação de amostras
O cuidado com as amostras durante o processamento é essencial, já que qualquer anomalia pode interferir no resultado ou inviabilizar o teste. Um dos princípios da Seegene é unir as melhores tecnologias com as melhores soluções em sistemas de análise molecular.
Resultados dessas pesquisas são, por exemplo, o desenvolvimento da Plataforma All-in-One, do Seegene STARlet-AIOS, dos softwares Seegene Launcher e Seegene Viewer e dos ensaios para exames de infecções respiratórias, gastrointestinais, meningites e infecções sexualmente transmissíveis.
Tecnologia na saúde: como a Seegene está contribuindo com o crescimento do mercado
Nossos ensaios são otimizados para que, com apenas uma amostra, você consiga realizar vários testes, garantindo mais conforto para o paciente e segurança nos fluxos de coleta, transporte e processamento dos laboratórios. Algumas vantagens da tecnologia Seegene:
- Laudo completo, que proporciona assistência de tratamento e gerenciamento de coinfecção;
- Utilização do Sistema UDG para prevenir contaminação por carregamento;
- Validação integral do processo, da extração à PCR por controle do processo completo;
- Fluxo de trabalho prático.
Ressaltamos também que todos os kits Seegene vêm com instruções específicas para a conservação adequada das amostras, para que o seu laboratório potencialize seus trabalhos e proporcione cuidados personalizados a cada um dos pacientes.
Já os nossos softwares Seegene Launcher e Seegene Viewer oferecem a automação que o seu laboratório precisa para uma boa gestão interna, otimização de serviços e também para garantir a rastreabilidade das amostras e resultados de fácil interpretação.
Você pode conferir todo o nosso catálogo acessando este link.
Parceria com a bioBoaVista para a conservação de amostras
Com um histórico de mais de 20 anos de inovações, a empresa bioBovista desenvolve produtos laboratoriais personalizados como swabs, meios de cultura e meios de transporte viral e molecular.
Registrados no FDA e na Anvisa, os Meios de Transporte Viral e Meios de Transporte Molecular da bioBoaVista são os únicos tubos produzidos no mercado nacional com sistema de rosca anti vazamento, que elimina a possibilidade de contaminação do usuário, e com fundo plano, permitindo o posicionamento vertical do tubo sem a necessidade de estantes de apoio.
Para o transporte molecular especificamente, os tubos contam com um agente inativante e uma base estabilizante que preservam as amostras mesmo em temperatura ambiente.
Os nossos parceiros podem adquirir os produtos bioBoaVista diretamente com a Seegene Brazil.
[…] A Seegene Brazil é especializada no mercado de diagnóstico in vitro. Ela diz que 70% das decisões médicas são tomadas com base em resultados de exames de amostras. Por isso é que laboratórios e clínicas devem garantir a qualidade em todo o processo. […]