Diversas especialidades médicas estão utilizando exames moleculares, um tipo de teste que ajuda a prevenir e diagnosticar diversas doenças com maior eficiência e precisão.
Além disso, o diagnóstico molecular é benéfico para os laboratórios que os realizam, podendo impactar positivamente nos rendimentos. A seguir, descubra mais sobre essa modalidade de exames e como realizar a análise dos resultados moleculares de forma simplificada. Boa leitura!
O que são os testes moleculares?
Uma forma de diagnóstico baseado em biologia molecular, analisando os ácidos nucleicos presentes no DNA e RNA. Esses ácidos nucleicos são responsáveis por armazenar e transmitir informações genéticas usadas pelos médicos para diagnosticar seus pacientes.
Resumidamente, esses exames são genéticos e capazes de detectar alterações relacionadas ao possível desenvolvimento de patologias, analisando essas características nos indivíduos.
Além disso, os testes moleculares também detectam a presença de patógenos que causam doenças como respiratórias, meningites, encefalites, problemas gastrointestinais, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites e outras patologias infecciosas.
Vantagens do diagnóstico molecular
Optar por essa modalidade de testes é benéfico para o médico, o laboratório e o paciente. Veja como:
- Não precisa de nenhum preparo do paciente
A coleta para exames moleculares não requer jejum nem outro tipo de preparação específica. A amostra é geralmente coletada de forma menos invasiva possível, e pode ser armazenada para múltiplas testagens subsequentes.
- Facilidade para ampliar serviços laboratoriais
O diagnóstico molecular é um aliado importante para laboratórios de pequeno e médio porte que buscam expandir sua oferta de testes. Ao escolher equipamentos e produtos de qualidade de empresas consolidadas, é possível oferecer diversos tipos de exames, proporcionando praticidade e precisão tanto para pacientes quanto para parceiros.
- Variedade de diagnósticos possíveis
A diversidade de doenças e alterações genéticas que os testes moleculares podem identificar é muito vasta, fazendo deles uma opção para inúmeros tratamentos.
- Eficácia e eficiência
A agilidade e a assertividade nos resultados são um diferencial significativo dos testes moleculares, garantindo um diagnóstico mais rápido e com menores chances de erros, o que pode ser fundamental em casos graves e emergenciais.
Como otimizar a análise de resultados moleculares?
Um dos desafios que pode surgir ao utilizar o diagnóstico molecular é a interpretação dos dados. Para assegurar que os exames sejam realizados com rapidez, clareza e segurança nos resultados, é fundamental ter um excelente processo de análise das informações.
Isso inclui desde a organização e treinamento adequado dos profissionais até o uso de ferramentas especializadas, como equipamentos e softwares projetados para proporcionar o máximo de precisão nos testes.
Conheça o Seegene Viewer
Um poderoso software de análise de dados para os ensaios multiplex Seegene MDx, o Seegene Viewer, é o maior aliado de laboratórios que buscam excelência máxima ao trabalhar com diagnósticos moleculares.
O Seegene Viewer realiza análises automatizadas para PCR em tempo real, oferecendo fácil visualização dos dados. Ele permite a identificação e diferenciação dos valores de Ct de múltiplos alvos em um único canal, além da análise da curva de melting. Além disso, integra-se facilmente com sistemas de informações de laboratórios.
Este software está presente em alguns dos principais estabelecimentos do segmento no Brasil, como Dasa, Fleury, DB Molecular, Laboclin, Clinimol e Argos Patologia.
Descubra mais sobre o software e outras soluções Seegene aqui.
Comments are closed.