A termografia é uma técnica não invasiva que utiliza o sistema de infravermelho para determinar, detectar e capturar a temperatura de determinados componentes.
Essa tecnologia é mais conhecida pelo seu uso na avaliação de equipamentos industriais e pelo uso militar. Porém, desde o final da década de 1950 que ela também é utilizada para diagnósticos médicos.
O físico canadense Ray Lawson descobriu que existe uma diferença de temperatura de um tecido mamário normal e um tecido com câncer e, desde então, a termografia vem sendo aprimorada e utilizada para a detecção de outros tumores, problemas e alterações vasculares e articulares.
Saúde proativa, preventiva e preditiva – Conheça a Predikta
Através do desenvolvimento e aplicação da tecnologia e inteligência artificial na saúde, a startup de health tech Predikta surgiu.
Os fundadores contribuem com vasta experiência em vários campos da saúde: emergência médica, diagnóstico não invasivo por imagem infravermelha e visível, interface biologia-máquina, pesquisa clínica, reconhecimento facial, vídeo ppg, programação assíncrona multi linguagem, bots, inteligência artificial e modelagem de startups.
Incubada pela CUBO, a aceleradora do Banco Itaú, a Predikta visa popularizar o diagnóstico por termografia no país e transformá-la em soluções práticas para diversas instituições.
Desenvolvido pela própria equipe técnica-científica, a Predikta Station é um totem de auto-atendimento que tem a capacidade de analisar e identificar, em poucos segundos, as síndromes gripais.
Sobre o Predikta Station (Rastreador Digital de Sinais e Sintomas de Síndromes Gripais)
Diversos parâmetros são utilizados na triagem – os sinais vitais são obtidos pelo espectro eletromagnético; parâmetros fisiológicos e psicológicos são analisados pelos algoritmos; alta segurança da coleta reduzindo a possibilidade de dispersão de patologias de alto contágio, como a covid-19, por exemplo.
Assim que as informações de uma pessoa são coletadas pelo sistema, há uma busca automática de quem tem resultados semelhantes e, da mesma forma que um sistema de reconhecimento facial trabalha, o equipamento indica que a pessoa que passa pelo totem está sadia ou com alguma síndrome gripal.
Até agora, a Inteligência Artificial utilizada é capaz de diagnosticar com segurança 84% dos casos, mas, à medida que mais pessoas passam pelo totem, o banco de dados se torna maior e, portanto, muito mais seguro, tendendo a aumentar constantemente o acerto dos diagnósticos. Com a tecnologia totalmente validada, será possível transformar a testagem diária numa rotina em locais como empresas, eventos e universidades.
O treinamento de redes por meio de machine learning utilizando imagens rotuladas de diversas patologias e parâmetros obtidos em tempo real do paciente, permitirá ao profissional de saúde obter um avaliador de risco de alta sensibilidade e acurácia, permitindo acompanhar evolução de tratamentos, observar o surgimento de disfunções e sugerir um tratamento prévio, buscando dessa forma uma avaliação muito mais da saúde que da doença.
Além disso, a termografia não é invasiva, não tem radiação e pode ser repetida quantas vezes for necessário. Além disso, não possui restrição de idade ou condição de saúde.
Principais vantagens:
- Segurança – O método tem 84% de precisão na detecção de casos suspeitos de covid-19.
- Fluxo rápido – A jornada completa do totem dura no máximo 20 segundos.
- Resultado imediato – A análise tem conclusão instantânea e alerta para os casos suspeitos.
- Não invasivo – O processo é 100% digital.
- Controle de dados – Identificação e gestão de dados cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Totem auto-operado – O próprio usuário consegue fazer sua triagem.
Parceria Seegene Brazil e Predikta para validação do sistema
Em sua parceria com a Predikta, a Seegene está contribuindo para validar o Predikta Station e o sistema de inteligência artificial. O totem foi testado para detectar sintomas de covid-19 em 9.257 pessoas, que em seguida passaram por testes PCR da Seegene para confirmar os resultados.
Os testes foram realizados em locais com possibilidade de aglomeração e contágio, como a comunidade de Paraisópolis, o Hospital da Polícia Militar de São Paulo, a Prefeitura de Ilhabela, uma grande empresa de call-center e nos eventos-teste de reabertura do Estado de São Paulo, realizados em 2021.
A Seegene Brazil acredita no desenvolvimento de novas tecnologias, na medicina preventiva e também em iniciativas como a da Predikta, que prezam pela saúde e bem-estar da população brasileira.
Parcerias como essa são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias, além do aprimoramento do reconhecimento da comunidade científica brasileira.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Predikta e a aliança entre inteligência artificial e termografia – visite predikta.com.br
Para conhecer mais sobre biologia molecular, diagnósticos e o mercado de saúde brasileiro – visite seegenebrazil.com.br
Comments are closed.