A Seegene Mobile Station é uma instalação inovadora de laboratório sobre rodas, projetada para realizar o teste de PCR padrão-ouro em qualquer lugar, com uma equipe técnica pequena, em um curto período de tempo. Transportada por navio ou caminhão, a Mobile Station funciona mesmo em locais que não possuem infraestrutura prévia montada, permitindo assim, mais acesso aos cuidados de saúde para o público.
Com a flexibilização e a reabertura de fronteiras, do comércio e áreas públicas, além da realização de eventos ao redor do mundo, a Mobile Station é a opção ideal para a testagem em massa nesses locais. Além disso, a Mobile Station pode ser mobilizada a qualquer momento, permitindo que mais pessoas utilizem o diagnóstico molecular.
Da coleta de amostras à interpretação automatizada dos resultados, a Mobile Station é um laboratório completo, com ambientes separados para equipamentos, extração (com pressão negativa) e PCR, que minimizam os riscos de contaminação. Além disso, conta com estoque de reagentes, insumos, estrutura de TI e suporte técnico.
O fluxo de trabalho é simplificado e automatizado, apoiado pela Plataforma All-in-One da Seegene, que quando utilizada totalmente, pode conduzir até 7.500 testes por dia com um tempo de resposta de 3,5 horas.
Até agora, os testes de PCR têm sido conduzidos apenas em espaços fixos devido a preocupações de contaminação cruzada. No entanto, com a tecnologia e know-how da Seegene, adquiridos através da gestão do maior laboratório de referência da Coreia do Sul, foi possível minimizar os riscos gerais de contaminação por aerossol colocados no processo de PCR, instalando o Gabinete de Biossegurança Classe 2 (A2) e sala de pressão negativa.
Além da mobilidade, o pioneirismo da Mobile Station também está na reunião de uma estrutura compacta e eficiente com a grande sensibilidade dos ensaios multiplex Seegene: Allplex™ SARS-CoV-2 Master Assay, que detecta simultaneamente a covid-19 e múltiplas variantes de vírus e o Allplex™ SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV Assay, um kit que diferencia 8 genes alvo incluindo Flu A, Flu B, RSV A/B e três genes alvo diferentes da covid-19.
Além do swab nasofaríngeo normalmente utilizado por profissionais na coleta de amostras, os equipamentos da Mobile Station também são compatíveis com o Seegene Combo Swab, dispositivo de coleta auto-administrável. O Combo Swab permite que os próprios pacientes coletem amostras com dois swabs individuais, girando em torno de seu nariz e cavidade oral sem qualquer desconforto. Com certificação CE-IVD, o Combo Swab com coleta de amostra dupla apresentou a mesma precisão em comparação ao swab nasofaríngeo convencional.
Expansão de uso no futuro
A Mobile Station também pode ter um uso muito eficiente após a superação da pandemia de covid-19, principalmente em locais com pouca estrutura laboratorial. Ela é totalmente compatível com os mais de 150 menus de ensaio multiplex da Seegene, incluindo testes para patógenos respiratórios infecciosos, HPV, IST e GI.
Min-cheol Lee, diretor de tecnologia da Seegene disse: “Como a covid-19 provavelmente se tornará endêmica, a Mobile Station desempenhará um papel fundamental – não apenas na detecção da covid-19, mas também no monitoramento de outros novos vírus que podem ameaçar nosso dia a dia. Os kits de detecção de múltiplas variantes da Seegene podem detectar as novas cepas virais e evitar que se tornem um surto adicional de ondas pandêmicas subsequentes.”
Conheça mais
Além do uso em aeroportos, escolas e eventos nas grandes cidades, a Mobile Station tem possibilidade de uso em localidades do interior do Brasil onde não existe estrutura instalada para a realização de testes qPCR. A Seegene Brazil tem estoque próprio em sua sede e possui logística eficiente para abastecer unidades da Mobile Station em todo o território nacional.
Seegene Mobile Station na mídia
https://koreajoongangdaily.joins.com/2021/06/22/business/industry/covid/20210622185100308.html
https://www.kedglobal.com/newsView/ked202106250006
https://herald.kaist.ac.kr/news/articleView.html?idxno=20482
Comments are closed.