No último dia 26 de julho/2023 aconteceu mais um Webinar Seegene, dessa vez sobre as tendências e os melhores cuidados para os vírus respiratórios que circulam no Brasil e no mundo.
Tivemos a presença da Dra. Clarisse Martins Machado e da Dra. Eneida Santos de Oliveira que trouxeram dados extremamente importantes sobre o mercado e que mostram a importância da vigilância viral, da prevenção e, claro, do diagnóstico molecular.
Dos temas levantados, gostaríamos de destacar a necessidade dos laboratórios brasileiros estarem preparados para enfrentar não só as eventuais crises emergenciais como também terem uma boa resposta para as demandas de rotina.
Fatores como a automação dos processos, o uso de painéis multiplex e a rastreabilidade das amostras desempenham um papel fundamental para a gestão desses laboratórios e, ainda, também contribuem diretamente para o manejo dos vírus respiratórios.
Por isso a Seegene investe constantemente em novas tecnologias e sistemas que auxiliam nas análises e fornecem resultados cada vez mais precisos e confiáveis.
Painel molecular para infecções respiratórias – estudo comprova sensibilidade dos testes Seegene
Webinar Seegene – a importância da vigilância de vírus respiratórios circulantes na prevenção de uma próxima pandemia
Confira a seguir um breve resumo do que foi conversado durante o Webinar Seegene.
Global Influenza Surveillance and Response Network
Desde 1952, por iniciativa da OMS, é feito a vigilância global da gripe através do GISRS – Global Influenza Surveillance and Response Network ou, Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza.
O GISRS é um sistema que, por meio da colaboração e compartilhamento eficazes de vírus, dados e benefícios, visa proteger as pessoas da ameaça da gripe, funcionando continuamente como:
- mecanismo global de vigilância, preparação e resposta para influenza sazonal, pandêmica e zoonótica;
- plataforma global para monitorar a epidemiologia e a doença da gripe; e
- alerta global para novos vírus influenza e outros patógenos respiratórios.
Leia também: Como preparar o seu laboratório para enfrentar as doenças sazonais
A importância da conservação das amostras
O cuidado com as amostras durante o processamento é essencial, já que qualquer lapso pode interferir no resultado ou inviabilizar o teste.
Como na fase pré-analítica essas amostras são manipuladas, majoritariamente, por processos manuais, a contaminação cruzada é uma preocupação recorrente, de difícil fiscalização e ainda, pode ser prejudicial à saúde do técnico responsável.
Ressaltamos que, todos os ensaios Seegene são otimizados para que, com apenas uma amostra, você consiga realizar vários testes, garantindo mais conforto para o paciente e segurança nos fluxos de coleta, transporte e processamento dos laboratórios.
Algumas vantagens da tecnologia Seegene:
- Laudo completo, que proporciona assistência de tratamento e gerenciamento de coinfecção;
- Utilização do Sistema UDG para prevenir contaminação por carregamento;
- Validação integral do processo, da extração à PCR por controle interno endógeno ou exógeno;
- Fluxo de trabalho prático.
Saiba mais sobre a importância da conservação das amostras
Identificação viral e vigilância
Como bem posto pelas nossas convidadas, as infecções respiratórias, independente dos seus causadores, apresentam sintomas muito similares, o que dificulta e/ou impossibilita o diagnóstico clínico.
Dessa forma, caracterizadas pela frequência, acertamento e segurança, o diagnóstico molecular se faz altamente necessário.
Além disso, precisamos pensar sobre o ambiente hospitalar, seus funcionários e pacientes. Dado a sensibilidade desse cenário e pelas altas taxas de transmissão cruzada, fica ainda mais imperativo as ações de prevenção, vacinação e testagem.
Assista o vídeo completo:
Principais soluções Seegene para detecção de infecções respiratórias
O setor de diagnóstico molecular cresceu significativamente nos últimos anos, inclusive no mercado brasileiro.
Reconhecidos pela sua excelência e confiabilidade, esses testes moleculares já são utilizados nos cuidados de rotina e nos de controle e, diferentemente dos testes individuais, os painéis moleculares são as melhores opções.
Além de detectarem e analisarem vários alvos simultaneamente, através da PCR, é possível ainda alinhar os testes com os sistemas de análise e oferecer resultados ainda mais ágeis e confiáveis.
Ensaios
- Allplex™ Respiratory Panel Assays – painel de RT-PCR em tempo real multiplex que detecta e identifica 26 patógenos do trato respiratório, incluindo 16 vírus, 3 subtipos de Gripe A e 7 bactérias.
- Allplex™ SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV Assay – ensaio de PCR em tempo real multiplex destinado à detecção dos genes N, RdRP e S de SARS-CoV-2, vírus Influenza A e B e vírus sincicial respiratório (RSV) A/B em apenas uma reação.
- Allplex™ RV Master Assay: painel para detecção dos principais vírus respiratórios em apenas uma reação (Flu A, Flu B, RSV, MPV, AdV, HRV, PIV e SARS-CoV-2) com a tecnologia multiplex de alta complexidade da Seegene;
Plataformas
- Plataforma All in One – solução abrangente de diagnóstico molecular com extração de ácidos nucleicos de espécimes primários, configuração de PCR, PCR em tempo real e análise de resultados. Fluxo de trabalho simplificado com processo rápido e fácil de executar.
- STARlet AIOS – é a plataforma de automação completa mais compacta do mercado. Integra os processos de extração, processamento da PCR, detecção e análise em apenas uma estação de trabalho, que ocupa aproximadamente 1/3 do espaço ocupado pelas plataformas concorrentes.
Comments are closed.