Dados da primeira quinzena de junho de 2020 apontaram que os Estados Unidos ultrapassaram 2 milhões de casos confirmados, 530 mil pessoas recuperadas e 110 mil mortes.
Diante de estatísticas tão alarmantes, o combate à covid-19 nos EUA é crescente – e a Seegene está na linha de frente quanto às ações de controle da doença.
Histórico do combate da covid-19 nos EUA
No mesmo dia, em 20 de janeiro de 2020, Estados Unidos e Coreia do Sul anunciaram o primeiro caso confirmado de SARS-CoV-2. Vale ressaltar que, antes mesmo da primeira notificação, a Seegene já estava desenvolvendo o teste PCR para covid-19.
Neste sentido, com destaque entre as empresas coreanas de biotecnologia, recebeu a licença para uso emergencial do Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos (MDFS) e do Korea Centers for Disease Control and Prevention (CDC sul-coreano), ainda em 12 de fevereiro.
Em paralelo ao volume progressivo de casos nos EUA, a Organização Mundial da Saúde, por sua vez, apontou a Coreia do Sul como uma referência quanto à resposta e combate à covid-19. Neste cenário, em 25 de março, Donald Trump, inclusive, chegou a entrar em contato com Moon Jae-in, presidente coreano.
Sem sombra de dúvidas, o desenvolvimento veloz de kits para testes, expertise que se acentuou após a experiência adquirida durante os surtos de SARS (2002 e 2003) e MERS (2015), foi crucial para verificar o status da população e conter a disseminação do vírus.
Ações tomadas com foco no combate do covid-19 nos EUA
Uma vez dono do maior contingente de pessoas infectadas no planeta, estratégias de prevenção e combate foram desenvolvidas pelo governo americano – lavar as mãos, usar máscaras, ficar em casa e outras medidas foram tomadas, bem como em solo brasileiro.
De maneira independente, o condado de Los Angeles adquiriu uma primeira remessa de 20 mil testes da Seegene, que possui uma subsidiária nos EUA, com foco na testagem dos profissionais da saúde. Na sequência, o volume de envios semanais já era de 100 mil testes.
No final do mês de abril, o Allplex™ 2019-nCoV Assay recebeu a autorização da FDA (Food and Drug Administration) para uso de emergência nos Estados Unidos. Mais tarde, o governo federal e laboratórios iniciaram pedidos em massa.
Porém, muito ainda deve ser feito, afinal de contas, o território do país conta com 50 estados e uma população de mais de 300 milhões de habitantes.
Hoje, a Seegene tem em mãos a capacidade de produção de 20 milhões de testes ao mês, chegando a exportar mais de 3 milhões deles, semanalmente.
Com o objetivo de expandir a performance produtiva, investe em uma nova expansão até o final de junho: um centro de produção e logística de 7600 metros quadrados em Hanam, província de Gyeonggi, ao noroeste da Coreia do Sul.
Sobre os testes desenvolvidos pela Seegene para o combate ao covid-19
O teste criado pela Seegene, Allplex™ 2019-nCoV Assay, oferece todos os itens que viabilizam a detecção e identificação da covid-19 em uma única reação, via três genes alvo, sendo eles o gene E, gene RdRP e gene N.
Tais kits são dotados de compatibilidade com a maioria dos dispositivos usados em prol da extração e análise de PCR em Tempo Real, trazendo vantagens que facilitaram a adaptação rápida para processamento manual ou automatizado em laboratórios de diferentes portes, localizados em variados estados norte-americanos.
Simultaneamente, uma vez que os kits possuem todos os componentes necessários para a realização do teste, reduziram-se custos e prazos de entrega, auxiliando na rápida implantação e manutenção do fluxo de testes em todas as partes do país.
E no Brasil?
O combate à covid-19 também é um compromisso firmado pela Seegene em solo brasileiro, país em que possui sede na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
A atuação no Brasil é muito expressiva e a companhia está preparada para implantar os testes PCR de covid-19 em laboratórios de todos os portes ao redor do país.
Além disso, garante a importação constante de testes, uso de estoque próprio e licenças da Anvisa e das autoridades de saúde dos países mais desenvolvidos do mundo – além de uma equipe altamente qualificada.
Comments are closed.