Manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores é parte essencial de qualquer negócio. No âmbito laboratorial esse relacionamento é ainda mais precioso, uma vez que estamos falando de serviços de saúde. Dessa forma, escolher um fornecedor não é uma tarefa fácil e precisa ser feita com diligência – através do levantamento de informações como concorrência direta e indireta; prazos de entrega; oportunidades de crescimento; flexibilidade e compromisso.
É importante também que o seu laboratório tenha em mãos informações internas como: quais são as demandas mais urgentes; quais serviços são mais requisitados e, qual área precisa de melhorias, por exemplo.
Somente após essa pesquisa o seu laboratório estará pronto para a próxima etapa – a escolha do melhor fornecedor.
E, para te auxiliar, separamos os 5 principais passos para fazer essa escolha da melhor maneira e ficar atento a possíveis complicações futuras.
Como escolher o fornecedor ideal para seu laboratório
- Parcerias Sólidas
Após o levantamento prévio de informações básicas de fornecedores, é importante observar quais são os que possuem interesse de crescimento, ou seja, as empresas que enxergam na parceira um benefício mútuo.
Muitos laboratórios enxergam os fornecedores como peças descartáveis de negociação e que, uma vez feita a transação, acabou a relação. Essa postura é, na verdade, prejudicial para ambos os lados já que limita qualquer possibilidade de crescimento.
Para evitar esse tipo de situação, leve em consideração somente as parcerias que proporcionam e possuem espaço para desenvolvimento. É importante avaliar se o fornecedor possui, por exemplo, produtos ou serviços que possam ser adicionados ao contrato inicial, caso o serviço oferecido tenha boa aceitação de mercado.
Ou então, se além dos kits para exames a empresa oferece um sistema de análise que possa melhorar o processamento interno geral.
De forma complementar, ao incorporar uma inovação de um fornecedor, o seu laboratório pode (e deve) divulgar os produtos e serviços em clínicas médicas e especialistas e promover campanhas para gerar novas oportunidades de negócios.
- Logística
Assim como os prazos de entrega, detalhes como pedido mínimo de produtos e rapidez na manutenção de equipamentos são questões que precisam estar bem acertadas antes de fechar qualquer negócio.
Eventuais contratempos acontecem e o fornecedor precisa ter soluções que evitem paradas no fluxo de exames dos laboratórios.
Trabalhar com rigoroso controle de estoque, ter produtos com maior validade, considerar o volume de compra e preços mais acessíveis são pontos básicos de gerenciamento interno, mas também, são pontos que muitos desconsideram na análise de parcerias.
Podemos citar como exemplo as mais recentes crises de falta de insumos e reagentes para exames como HPV e covid-19 que ocorreram nesses últimos anos – apenas os laboratórios mais preparados conseguiram contornar a situação.
- Comunicação Eficaz
Sem um bom canal de comunicação e atendimento pós-venda, o relacionamento será prejudicado. Portanto, certifique-se de que o seu parceiro tenha canais eficientes de comunicação.
Seja em pedidos suporte técnico e científico ou em contatos com a equipe comercial, os diálogos precisam ser claros e ágeis. Algumas empresas oferecem canais exclusivos para cada tipo de solicitação, enquanto outras possuem um canal geral que responde conforme a “ordem de chegada”.
A análise dos canais atendimento precisa ser feita antes da escolha do parceiro, pois como mencionamos, é um item que influencia diretamente no funcionamento do laboratório.
- Gestão Financeira
Uma boa gestão é aquela que trabalha de acordo com a capacidade da empresa. É muito importante ter um controle financeiro constante e analisar dados para definir investimentos estratégicos para o crescimento do laboratório.
Saber direcionar verbas também faz parte da gestão de uma boa parceria – ao perceber que o seu laboratório tem uma demanda crescente de determinado exame, aumentar a capacidade de processamento torna-se fundamental.
Agora, se há uma demanda regional para determinado exame, é preciso avaliar seus concorrentes, o custo da sua implantação, valor de mercado e ainda, o tamanho do público-alvo.
Um bom exemplo são os testes moleculares – graças à notoriedade que receberam nos últimos anos estão sendo cada vez mais requisitados pela comunidade médica. E, para alguns laboratórios, o investimento em instalações próprias se torna necessário para atender às demandas mais relevantes e também para criar mercado para novos testes ao longo dos meses seguintes.
Portanto, é preciso escolher bem o parceiro que ofereça um menu diversificado, com valores acessíveis e que garanta a qualidade.
- Desempenho e Padronização de processos
Outro ponto importante a ser avaliado na hora de escolher um fornecedor para o seu laboratório é observar o desempenho e a padronização dos processos.
Pense como um complemento direto à etapa anterior – pesquise sobre clientes que já trabalham com determinado fornecedor. Com esse tipo de informação é possível traçar os próximos passos e até descartá-lo como opção.
Ainda, precisamos ressaltar que esses possíveis fornecedores devem ter as acreditações devidas para o funcionamento e comercialização dos produtos/serviços em questão.
Com esses 5 passos devidamente verificados é possível delimitar e escolher um fornecedor para o seu laboratório. Lembrando sempre que, cada unidade possui suas próprias características comerciais e presença no mercado.
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