A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, aprovou recentemente o AllplexTM HPV28 Detection – um ensaio multiplex de RT-PCR que permite a amplificação e a detecção simultâneas dos ácidos nucleicos-alvo de 19 tipos de HPV de alto risco e 9 tipos de baixo risco. [1] Este é o primeiro teste PCR 3 Ct para HPV aprovado no Brasil. Com uma única amostra e em uma única reação de PCR, o novo ensaio identifica até 15 patógenos, incluindo co-infecções.
A Tecnologia 3 Ct oferece o valor do ciclo de detecção (Cycle Threshold, Ct) de três alvos em um único canal, sem comprometer a sensibilidade e especificidade dos ensaios. As tecnologias de PCR quantitativo em tempo real já existentes no mercado só permitem a detecção do valor de Ct de um único alvo por canal.
Mais uma vez, a Tecnologia Seegene recebe reconhecimento de uma das principais instituições de saúde mundiais e o Brasil se junta a países como a Coreia do Sul, para disponibilizar o mais rápido teste PCR para HPV do mundo.
As tecnologias Seegene vêm contribuindo e auxiliando diversos laboratórios com ensaios, equipamentos e sistemas de análise que melhoram a qualidade dos resultados entregues, a produtividade, a gestão interna e permitem o crescimento dessas unidades.
Com nossos equipamentos funcionando ao redor do mundo, nossa equipe científica, especializada em análise de dados e inovação tecnológica, está constantemente coletando novos dados e trabalhando para que os testes moleculares se tornem cada vez mais acessíveis à população.
A Seegene participa frequentemente de seminários e congressos internacionais, como a mais recente edição da Eurogin – Congresso Internacional sobre Infecção por HPV e cânceres associados. A participação ativa nas discussões, nos dá a oportunidade de levar inovação e informação à comunidade médica e às autoridades de saúde, além de conhecer suas novas demandas.
Tecnologia na saúde: como a Seegene está contribuindo com o crescimento do mercado
AllplexTM HPV28 Detection – o primeiro teste PCR 3 Ct para HPV do Brasil
O papilomavírus humano (HPV) é a principal causa do câncer cervical no Brasil, e seus tipos são classificados como genótipos de alto ou baixo risco com base na associação com o câncer.
O câncer cervical, que progride do estágio pré-canceroso para o câncer invasivo, tem um estágio pré-canceroso de 7 a 20 anos; consequentemente, é possível diagnosticá-lo em fase inicial quando há suspeita de infecção por HPV.
O grupo de HPV de alto risco pode levar ao desenvolvimento de câncer cervical; especialmente, os tipos 16 e 18 estão associados a 70% dos casos de câncer cervical. Por outro lado, o grupo de HPV de baixo risco, incluindo os tipos 6 e 11, pode causar verrugas genitais.
Atualmente, os principais métodos de diagnóstico de HPV no Brasil são o papanicolau, já superado, e a hibridização de sondas para detectar e/ou genotipar o HPV.
Na hibridização, a alta taxa de falsos positivos devida à reatividade cruzada entre as sondas e vários tipos de DNA viral ou amplicons de PCR usados para hibridização, representa um sério problema, tanto que a recomendação da OMS é a utilização da PCR para o diagnóstico do HPV.
O Allplex™ HPV28 Detection é um ensaio inovador que amplifica somente alvos específicos, sem qualquer reatividade cruzada, e efetua a detecção de forma automatizada usando o método de RT-PCR.
O produto detecta especificamente o HPV e efetua a sua genotipagem com precisão. Ele contém também um Controle Interno (IC) endógeno para verificar a eventual presença de inibição que possa ocorrer durante a PCR.
A alta especificidade do Allplex™ HPV28 Detection é garantida pelos oligonucleotídeos criados especificamente para os alvos de interesse. Portanto, o seu uso na triagem de rotina ajuda no diagnóstico e prognóstico de pacientes.
Por que as informações sobre o genótipo do HPV são importantes?
- Cada genótipo do HPV foi associado a diferentes doenças, como câncer cervical ou verrugas genitais [2];
- A distribuição dos genótipos do HPV vem mudando devido ao aumento da vacinação;
- Muitos estudos epidemiológicos revelaram aumento da prevalência de outros genótipos de HPV e sua associação com o câncer cervical;
- A distribuição do genótipo do HPV varia de acordo com a região e a genotipagem individual é necessária para entender esta distribuição.
Por que as informações sobre a carga viral do HPV e infecção múltipla são importantes?
- Fornecer informações sobre a carga viral de cada genótipo do HPV detectado na amostra pode ajudar a prever o risco de câncer do colo do útero e possibilitar o manejo eficaz do paciente;
- Co-infecções por HPV requerem monitoramento mais próximo, pois prolongam a duração da infecção e estão altamente correlacionadas com o risco de câncer cervical.
Explore a Tecnologia Molecular 3 Ct
- Automação do fluxo de trabalho desde a extração até a análise do resultado;
- Informações abrangentes com genótipos individuais e valores de Ct em um único teste;
- Aumento da eficiência para a triagem de HPV em larga escala;
- Redução do tempo de operação;
- Minimização do erro humano e da contaminação cruzada;
- Informação exata sobre os valores de Ct para inferir a carga viral, ajudando os médicos a fornecer atendimento personalizado com um diagnóstico mais preciso;
- Compatibilidade com a Plataforma All in One Seegene e com o STARlet-AIOS;
- Compartilhamento de informações com o SG Stats, sistema de análise estatística da Seegene.
Seegene Brazil – See ahead. Change tomorrow
Com a Qualidade Seegene e acreditado pela ANVISA, o Allplex™ HPV28 Detection já está disponível no Brasil e pronto para ajudar os laboratórios a otimizar seus processos para atender à crescente demanda de testes moleculares e dos exames para HPV.
Os parceiros Seegene Brazil que já possuem a plataforma All in One e/ou o STARlet-AIOS não precisam fazer novos investimentos ou adquirir equipamentos.
A equipe Seegene Brazil está preparada para auxiliar o seu laboratório no processo de instalação dos equipamentos, na inclusão dos testes moleculares e suas análises, além de oferecer soluções rápidas para capacitação técnica e comercial da sua equipe.
Seja um parceiro Seegene Brazil.
Comments are closed.