Entre diversas tecnologias e recursos criados e popularizados na área da saúde nos anos recentes, sem dúvida, o diagnóstico molecular é um dos principais. Ajudando a preservar milhões de vidas, os exames feitos com esse tipo de solução auxiliam no combate a epidemias, permitem tratamentos mais efetivos e apoiam a prevenção.
O mercado, que já estava em desenvolvimento, se solidificou após a pandemia de Covid-19, quando o teste de PCR em tempo real se tornou a melhor opção para identificar o vírus.
Desde então, diversos laboratórios e hospitais tomaram a decisão de incluir diagnósticos moleculares em seus serviços, garantindo diversas vantagens. A seguir, conheça algumas das principais!
12 benefícios do diagnóstico molecular para laboratórios, hospitais e médicos
Ao investir nesse tipo de exame, os laboratórios garantem vantagens para si e também para os estabelecimentos e profissionais de saúde parceiros. Confira:
Vantagens para os laboratórios
- Agilidade e precisão nos resultados
Geralmente, os exames moleculares garantem um tempo de resposta muito mais rápido, o que contribui para diagnósticos precoces e tratamentos adequados em situações emergenciais.
Essa eficiência não compromete a qualidade dos testes, que possuem altíssima sensibilidade e especificidade. Isso possibilita a detecção precisa de patógenos e mutações genéticas, minimizando ao máximo os riscos de diagnósticos incorretos, em comparação com outras alternativas.
- Ampla variedade de opções
Implementar o diagnóstico molecular é uma maneira eficaz de ampliar o catálogo de testes oferecidos com facilidade. Essa técnica abrange desde infecções bacterianas e virais até doenças genéticas e oncológicas.
Além disso, existem ensaios que permitem a detecção de múltiplos patógenos em um único teste, eliminando a necessidade de adquirir diferentes produtos para investigar cada uma dessas condições separadamente.
- Automação e padronização
Os sistemas e equipamentos para diagnóstico molecular permitem a automação dos processos, garantindo eficiência, reduzindo o risco de erro humano e otimizando o tempo de trabalho dos profissionais. Dessa forma, os resultados são padronizados e ainda mais confiáveis.
- Redução de gastos
A possibilidade de usar apenas um painel para identificar múltiplas patologias, junto às tarefas automatizadas, gera também uma economia financeira expressiva, oferecendo aos laboratórios a oportunidade de evoluir em seus serviços e ainda diminuir os seus custos.
Vantagens para os hospitais
- Atendimento de melhor qualidade
A rapidez no resultado e o diagnóstico preciso oferecem aos pacientes um atendimento melhor, influenciando na efetividade do tratamento e contribuindo para uma recuperação mais ágil.
- Tempo de internação menor
Ao possibilitar a identificação correta das doenças de forma rápida, os exames moleculares podem levar à redução do tempo de internação, otimizando a ocupação dos leitos e reduzindo gastos.
- Redução da necessidade de exames complementares
Por ser muito preciso e oferecer uma vasta gama de dados, o teste molecular diminui e até elimina a necessidade de contar com múltiplos tipos de exames para um diagnóstico completo, facilitando a identificação da doença e liberando recursos para outras áreas.
- Melhoria na gestão e prevenção de surtos de contaminação
As técnicas moleculares são fundamentais para a gestão epidemiológica, evitando e controlando surtos de agentes infecciosos dentro dos próprios hospitais e na comunidade em geral.
Vantagens para os médicos
- Detecção de patógenos em menor quantidade
Capazes de identificar vírus ou bactérias mesmo com baixa carga, os testes PCR são ideais para o diagnóstico em estágios iniciais. Isso permite um tratamento assertivo e precoce, fundamental especialmente para pacientes com problemas imunológicos.
- Resultados mais confiáveis
Os testes moleculares oferecem mais precisão, sendo uma opção para garantir um diagnóstico seguro e confiável. Principalmente ao lidar com patologias assintomáticas ou com sintomas comuns, essa escolha faz a diferença.
- Identifica resistência a antibióticos
Cada exame molecular avalia um amplo conjunto de informações sobre os microrganismos analisados, inclusive a presença de resistência a antibióticos. Essa prática permite um direcionamento mais fundamentado do tratamento, evitando o uso desnecessário de medicações.
- Possibilita a medicina personalizada e de prevenção
Médicos que utilizam essas abordagens encontram nos exames moleculares um aliado poderoso. Essa tecnologia proporciona dados detalhados sobre mutações genéticas ou sobre os patógenos presentes no organismo.
Assim, é viável avaliar predisposições para certas doenças e iniciar medidas preventivas, além de monitorar detalhadamente a evolução de condições já existentes e elaborar tratamentos específicos para cada situação.
Tenha a maior especialista em diagnósticos moleculares ao seu lado
Descubra toda a expertise e conheça as soluções da Seegene, líder no segmento com atuação em mais de 60 países.
Comments are closed.