O HPV (papilomavírus humano) é um agente viral sexualmente transmissível que provoca diversos tipos de infecções comuns no mundo todo. Em nosso país, ele representa um problema de saúde pública, já que, segundo estimativas do Ministério da Saúde, existem entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas, com 700 mil novos casos a cada ano.
Uma das doenças mais comuns e graves relacionadas ao HPV é o câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, que está entre as principais causas de morte entre as mulheres. Portanto, a detecção precoce e precisa desse vírus é fundamental.
No entanto, apesar de afetar majoritariamente o sexo feminino, os homens também podem contrair HPV e sofrer com câncer na região genital. A seguir, saiba um pouco mais sobre as formas de detectar o HPV e como nós, da Seegene, podemos ajudar no diagnóstico.
Quais são os testes usados para identificar o HPV?
Existem algumas maneiras de avaliar a presença do HPV no corpo humano:
- Avaliação a olho nu: usada quando existem lesões, como verrugas ou manchas suspeitas, em regiões afetadas. Serve tanto para homens, quanto para mulheres. Infelizmente, não é tão assertiva e só permite o diagnóstico quando o HPV já gerou algum tipo de sintoma, podendo ser tarde para realizar o melhor tratamento.
- Colposcopia: similar à avaliação a olho nu, mas com o uso de um aparelho que aumenta a imagem, avaliando lesões pequenas.
- Papanicolau: exame feito nas mulheres, consistindo na coleta do material do colo do útero, para avaliação citológica e diagnóstico de possíveis lesões malignas ou pré-malignas.
- PCR: uma das técnicas mais eficazes para a detecção do HPV é o PCR, que permite identificar a presença do DNA viral com alta sensibilidade e especificidade.
A importância do teste PCR
O teste via PCR é a melhor opção para analisar a amostra colhida no Papanicolau. Ele é preciso e sensível, detectando o HPV mesmo sem sintomas. Além disso, o PCR detecta o subtipo do vírus, permitindo uma conduta médica personalizada para cada caso e garantindo a maior eficiência possível.
Por isso, os diagnósticos moleculares estão sendo cada vez mais utilizados para a triagem do câncer cervical e do HPV. Isso porque também ajudam a monitorar o efeito das vacinas e as mudanças na epidemiologia dos vírus em todo o mundo.
Estima-se que cerca de 80% da população sexualmente ativa será infectada pelo vírus em algum momento da vida, mesmo sem sintomas. Nesses casos assintomáticos, o exame PCR é a principal forma de identificar a presença do HPV, evitando a transmissão e prevenindo o surgimento do câncer.
Conheça os ensaios Seegene PCR para detecção do HPV
Desenvolvemos testes multiplex que identificam diversos subtipos do papilomavírus humano. Os exames possuem registro na ANVISA e estão presentes nos maiores e mais consagrados laboratórios do país, como o grupo Fleury e a rede DASA. Conheça mais sobre os ensaios:
- Anyplex™ II HPV28 Detection: Detecção simultânea de 28 tipos de HPV (19 de alto risco e 9 de baixo risco).
- Anyplex™ II HPV HR Detection: genotipagem precisa de 14 genótipos de HPV de alto risco (16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68) em uma única reação.
Testes Allplex com tecnologia 3 Ct
Além dos dois primeiros testes, em 2022, nós, da Seegene, apresentamos ao mercado brasileiro exames multiplex para diagnóstico do HPV com a tecnologia 3 Ct.
Essa tecnologia oferece o valor do ciclo de detecção de três alvos em um único canal, sem comprometer a sensibilidade e a especificidade dos ensaios. Veja quais são:
- Allplex™ HPV28 Detection: detecta e diferencia 28 genótipos de HPV (19 de alto risco e 9 de baixo risco).
- Allplex™ HPV HR Detection: detecta e diferencia 14 genótipos de HPV de alto risco, incluindo o HPV 16 e o HPV 18.
Saiba mais sobre os diferenciais das soluções Seegene
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas em diagnóstico molecular e confira mais detalhes sobre o funcionamento e vantagens dos testes PCR para detecção do HPV!
Comments are closed.