Em 25 de abril, é o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, marco que tem o foco de espalhar a informação e a conscientização contra essa doença, que cria milhares de vítimas anualmente, especialmente em comunidades marginalizadas.
Estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, a data marca o reconhecimento dos esforços mundiais para controlar a doença, ao mesmo tempo em que destaca métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, buscando atingir tanto a parcela da sociedade afetada pela doença quanto órgãos governamentais e de saúde.
A seguir, descubra mais sobre a malária, como preveni-la e formas de diagnosticar com eficiência. Boa leitura!
Por que o Dia Mundial de Luta Contra a Malária é uma data necessária?
Mesmo com tantas ações de controle, a doença ainda faz muitas vítimas. Em 2021, ocorreram 619 mil mortes decorrentes da malária, principalmente em países e regiões de baixa renda. No continente americano, 138 milhões de pessoas vivem em áreas de risco.
No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 139.112 casos da doença no ano de 2021, a maioria na região amazônica, no norte e no centro-oeste do país. Portanto, combater essa doença continua sendo uma preocupação vigente e urgente, que é responsabilidade dos órgãos governamentais, das autoridades em saúde e das instituições relacionadas ao segmento.
Como a malária é transmitida?
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada pelos protozoários do gênero Plasmodium e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, popularmente chamado de mosquito-prego.
Qualquer pessoa pode contrair a infecção, e no Brasil, as áreas de risco incluem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No entanto, embora os números de casos sejam baixos, existem ocorrências em outros locais, com uma letalidade mais alta do que na região amazônica.
A fêmea do mosquito-prego pica durante a noite, desde o entardecer até o amanhecer. Vale destacar que a doença não é contagiosa, ou seja, sem transmissão de pessoa para pessoa.
Quais são os sintomas da malária?
Os primeiros sinais demoram cerca de uma semana após a picada, podendo incluir:
- Calafrios;
- Febre alta;
- Sudorese excessiva;
- Dor de cabeça;
- Muscular;
- Taquicardia;
- Alterações renais;
- Aumento do baço;
- Raramente, delírios.
Existe a possibilidade de desenvolver a chamada malária cerebral, quando a infecção ocorre pelo protozoário P. falciparum. Esse tipo da doença causa 80% das mortes por malária. Além de febre, gera dor de cabeça, rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência, convulsões e vômitos, podendo levar ao coma.
Diagnóstico e tratamento da malária
O diagnóstico desempenha um papel fundamental no controle da evolução da malária. Quanto antes a doença for identificada, mais eficaz é o tratamento, especialmente em áreas fora da região Amazônica, onde os profissionais não estão muito familiarizados com a patologia. Nessas regiões, recomenda-se que pacientes com suspeita procurem serviços especializados em malária, como infectologistas qualificados.
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente dentro de 24 horas após o início da febre, para evitar complicações. Os medicamentos antimaláricos visam eliminar o parasita da corrente sanguínea. Mesmo na ausência de um diagnóstico confirmado, a administração dos tratamentos deve ser considerada com base na análise do quadro clínico e epidemiológico.
Na Seegene, desenvolvemos um ensaio multiplex em tempo real, o Novaplex™ Malaria Assay, específico para a identificação da malária, capaz de identificar cinco espécies de Plasmodium simultaneamente, o que otimiza a investigação.
Esse teste pode ser utilizado em conjunto com outros ensaios da Seegene para auxiliar na detecção precisa de doenças transmitidas por vetores. Ele é altamente sensível e específico, oferecendo vantagens em relação aos métodos tradicionais de diagnóstico, como a microscopia.
Conheça mais sobre essa e outras soluções Seegene
O nosso compromisso é elaborar tecnologias inovadoras em diagnósticos moleculares, visando o controle de doenças infecciosas em todo o mundo. Acesse o site e veja mais informações sobre como fazemos isso.
Comments are closed.