Uma data marcante para quem atua na área e que deve ser valorizada pela população em geral, 05 de agosto é o Dia Nacional da Saúde! Essa é uma oportunidade para espalhar conscientização sobre hábitos saudáveis, falar sobre cuidados com o bem-estar em geral e reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde.
Além disso, a ocasião homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido nessa data em 1872, uma figura importante para a saúde pública brasileira. A seguir, descubra mais sobre o Dia Nacional da Saúde!
Qual é o objetivo do Dia Nacional da Saúde?
A inserção da data no calendário oficial do Brasil em novembro de 1967 foi uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação e Cultura, através da Lei nº 5.352. O seu objetivo é espalhar conscientização, dados e informações sobre a prevenção de doenças para a população em geral.
Um dos seus principais focos, além de promover hábitos saudáveis como um todo, é incentivar as práticas sanitárias e a educação nesse aspecto. Além disso, o Dia Nacional da Saúde aborda temas como:
- Boa alimentação, priorizando alimentos frescos;
- Ingestão de água adequada;
- Prática de atividades físicas;
- A importância do lazer e do descanso;
- Cuidados com o bem-estar mental;
- Reconhecimento a todos os profissionais que atuam em prol da saúde dos brasileiros;
- Debater desafios, tendências, inovações e conquistas relacionadas ao bem-estar da população.
Quem foi Oswaldo Cruz?
O cenário da saúde no Brasil seria muito diferente sem o trabalho do homenageado do dia. Nascido em 05 de agosto de 1872, ele dedicou toda a sua vida ao combate de graves problemas de saúde pública, sendo fundamental para a erradicação das epidemias da época e a prevenção de doenças.
- Formação e conquistas
Graduado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, também estudou microbiologia, soroterapia e imunologia no Instituto Pasteur, em Paris, de 1897 a 1899. Em 1903, foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública, o cargo equivalente ao de Ministro da Saúde.
Fundou o Instituto Soroterápico Federal, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fundamental para colocar em prática diversas campanhas de saneamento e cuidados sanitários.
Empreendendo métodos como o isolamento de doentes, a notificação compulsória de casos positivos, a desinfecção de moradias e a captura dos vetores para combater doenças como peste bubônica, febre amarela e varíolas, alcançando ampla redução dos casos.
Foi um dos primeiros a propor que o transmissor da febre amarela era um mosquito, enfrentando resistência dos colegas médicos, que acreditavam que a doença era transmitida pelo contato com suor e sangue dos doentes. Em 1904, tentou promover a vacinação obrigatória contra a varíola, sem sucesso. Alguns anos depois, em 1908, uma nova epidemia surgiu e os cidadãos procuraram os postos de vacinação espontaneamente.
- Legado e falecimento
Em 1909, passou a dedicar-se exclusivamente ao Instituto, deixando a Diretoria de Saúde Pública. Lançou expedições científicas para o interior do Brasil, erradicando a febre amarela no Pará e implementando campanhas de saneamento na Amazônia.
Oswaldo Cruz foi responsável por uma verdadeira transformação no país, reformando o Código Sanitário e reestruturando os órgãos governamentais de saúde e higiene. Ele faleceu em 11 de fevereiro de 1917, vítima de insuficiência renal, com apenas 44 anos.
A importância de um diagnóstico preciso para a saúde das pessoas
Assim como em sua época Oswaldo Cruz desempenhou um papel notório introduzindo métodos de prevenção, controle e imunização, nos dias atuais o diagnóstico preciso é um dos mais relevantes avanços na medicina.
Com técnicas de testagem cada vez mais acuradas, como o diagnóstico molecular através da PCR, é possível contribuir para a saúde geral de várias formas, com benefícios como:
- Definição correta da causa raiz;
- Identificação das doenças nos estágios iniciais, melhorando taxas de cura;
- Possibilidades de aplicar ações precoces, de prevenção e tratamentos mais leves;
- Redução do uso de antibióticos sem necessidade;
- Rastreio de infecções mesmo em pacientes assintomáticos;
- Ações personalizadas e individualizadas para cada caso;
- Fornecimento amplo de informações, apoiando pesquisas científicas e desenvolvimento de novas terapias;
- Otimização dos recursos do sistema de saúde, reduzindo gastos e uso dos leitos.
A Seegene faz parte desses esforços em prol da saúde
Na Seegene, nosso principal objetivo é contribuir para um futuro melhor e mais saudável para todos. Cumprimos essa missão desenvolvendo tecnologias de diagnóstico molecular multiplex, que estabelecem um novo padrão ao oferecer resultados rápidos e precisos.
Além disso, nossas tecnologias avançadas possibilitam uma detecção simultânea de múltiplas infecções em um único teste e garantem exames economicamente viáveis. Dessa forma, promovemos cuidados em saúde especializados e acessíveis.
Acesse o site e conheça mais sobre as nossas soluções exclusivas, presentes no mundo todo.
Comments are closed.