Nos últimos anos a Medicina foi o foco do desenvolvimento de diversas novas tecnologias. O conhecimento da sequência completa do genoma humano e o desenvolvimento de ferramentas de análise molecular abriram caminho não apenas para novos tratamentos e terapias, mas, principalmente, para o avanço da Medicina Preventiva.
A capacidade de evitar o surgimento de uma doença ou que ela se torne grave é uma proeza científica que, até poucos anos atrás, era desconhecida e pouco tangível. Historicamente, os cuidados em saúde focavam na Medicina Curativa, que trata os sintomas da doença já manifestados e suas consequências na saúde.
As ferramentas de diagnóstico molecular são parte importante dessa revolução, pois além de permitirem o avanço das pesquisas em busca da identificação de novos agentes patogênicos associados a doenças, como microrganismos ou mutações genéticas, elas também permitem a detecção precoce do risco de desenvolvimento de doenças, que podem ser evitadas com ações não-medicamentosas, como a mudança de hábitos e estilo de vida.
A Medicina Preventiva está crescendo, sendo impulsionada pela democratização dos testes moleculares, que estão cada vez mais acessíveis, estando alguns já incluídos no Sistema único de Saúde (SUS) e no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Qual é a diferença entre Medicina Preventiva e Medicina Curativa?
Mundialmente, o mercado da saúde foi consolidado com foco na Medicina Curativa, aquela que visa tratar as doenças e restaurar a saúde das pessoas que adoeceram. Contudo, nos últimos anos, com o advento das tecnologias em saúde e a popularização das ferramentas de análise molecular, um outro ramo da medicina se tornou o foco de todo o mercado médico e farmacêutico: a Medicina Preventiva.
A Medicina Preventiva é o ramo da medicina que visa, em primeiro lugar, melhorar e manter a saúde, garantindo que as pessoas não fiquem doentes. A Medicina Preventiva se concentra em manter a saúde física e mental de um indivíduo o maior tempo possível, evitando, por exemplo, fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças e escolhendo precisamente as prevenções mais adequadas, que podem ser mudanças no estilo de vida, a suplementação de algum micro ou macro nutriente, uso de alguma medicação, entre outros.
À medida que os obstáculos da Medicina Curativa se tornam mais claros e o custo dos cuidados médicos aumenta em todos os países, a prevenção de doenças está recebendo a devida atenção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 80% de todas as doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidas e que até 50% de todos os cânceres são evitáveis. Estatísticas como essas sinalizam uma maior necessidade de cuidados de saúde preventivos.
Leia mais sobre a Transformação Digital na Saúde
Como a tecnologia e o diagnóstico molecular ajudam nas ações de medicina preventiva
A pandemia de covid-19 colaborou fortemente para que todo o mercado de diagnóstico percebesse as limitações da Medicina Curativa e a importância dos métodos moleculares na prevenção e controle de doenças.
As principais lições da pandemia não foram em relação ao tratamento, pelo contrário, as medidas preventivas, como uso de máscaras e álcool em gel, contribuíram fortemente para salvar vidas. As vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 foram essenciais para conter a doença e reduzir a taxa de casos graves e letais. O desenvolvimento das vacinas em tão pouco tempo só foi possível pelo avanço de tecnologias moleculares.
Após os primeiros anos de pandemia, painéis sindrômicos, que detectam diferentes vírus ao mesmo tempo, como o Allplex SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV Assay, se tornaram populares nos laboratórios clínicos. Testes de PCR multiplex como esse possibilitam a detecção da presença de vírus no paciente antes dos sintomas surgirem.
Além da covid-19 e outras doenças infecciosas, as tecnologias de diagnóstico molecular também contribuem com a prevenção de doenças crônicas, como o câncer. O painel sindrômico Anyplex II HPV28 Detection, por exemplo, detecta e diferencia simultaneamente 28 genótipos distintos de HPV, responsáveis pelo câncer do colo do útero e/ou infecções sexualmente transmissíveis. Pessoas assintomáticas portadoras de genótipos de alto risco podem receber acompanhamento e realizar medidas preventivas efetivas para evitar que um tumor se desenvolva.
Oportunidades para os laboratórios com a medicina preventiva e o uso de testes moleculares para diagnósticos precoces
No primeiro ano da pandemia, o sistema de saúde global foi fragilizado e mostrou a falta de preparo, de insumos e demora para liberar os resultados, afetando pacientes de todo o mundo. Diversas medidas administrativas, comerciais e médicas precisaram ser tomadas.
Entretanto, abriram-se oportunidades para a introdução de novas tecnologias, proporcionando uma inovação na saúde sem precedentes.
No Brasil, desde o início da pandemia, mais de 32 milhões de testes RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 já foram distribuídos. Esse número tende a aumentar, visto que a população está cada vez mais conscientizada sobre a importância de se testar.
A demanda por testes moleculares continua crescendo significativamente, e as suas aplicações vão além da covid-19. Como mencionamos no artigo sobre HPV e o diagnóstico precoce do câncer cervical, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a realização de testes moleculares para rastreamento de HPV em jovens mulheres como estratégia de eliminação do câncer de colo do útero como problema de saúde pública. Ao contrário de outros tipos de câncer, o câncer cervical pode ser prevenido e controlado, sendo o rastreamento umas das estratégias recomendadas. A expectativa da OMS é que, até 2030, 70% das mulheres sejam testadas uma vez aos 35 anos e, de novo, aos 45 anos.
As novas tecnologias para testes moleculares estão ampliando a detecção de patógenos e de mutações genéticas associadas ao desenvolvimento de doenças, permitindo a personalização de tratamentos, e consequentemente a redução de custos.
Como a Seegene pode ajudar
A Seegene é comprometida a desenvolver novas tecnologias para diagnóstico molecular (MDx). Desde a nossa fundação, nos dedicamos na criação de soluções inovadoras para popularizar os testes moleculares globalmente e levar a um novo padrão de diagnóstico rápido e preciso.
Possuímos um amplo portfólio de testes de PCR para diversas doenças, combinados com plataformas de automatização do fluxo de trabalho, como a Plataforma All in One, tecnologias que garantem reações mais precisas como o DPO™, TOCE™ e o MuDT™,
e softwares para operação e análise dos dados muito mais otimizada. Além disso, disponibilizamos o SG STATS, uma plataforma de análise estatística avançada focada na análise e gestão otimizadas de dados de PCR multiplex.
Estamos presentes em mais de 60 países ao redor do mundo e possuímos 7 filiais nas América do Norte e Sul, Europa e Oriente Médio que conduzem e dão suporte à operação global de negócios da Seegene.
Estamos preparados para dar suporte ao seu laboratório em todas as etapas do fluxo laboratorial, garantindo que você possa escalar sua demanda por testes moleculares.
Baixe nosso ebook e descubra como aumentar o fluxo de exames e reduzir o TAT do seu laboratório
Comments are closed.