A Dra. Maria Luiza Bazzo, Ph.D., coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia-LBMMS/UFSC, e o Dr. Carlos Humberto Péres Moreno, M.D., presidente do IFCPC (Federação Internacional de Patologia Cervical e Colposcopia) e diretor do Hospital San José (Colômbia) apresentaram as últimas novidades sobre a evolução da captura híbrida para a genotipagem em tempo real. Não perca esta oportunidade de atualizar seus conhecimentos.
Acesse o link abaixo para assistir o webinar no YouTube:
O HPV é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo, contudo, apenas alguns tipos específicos, quando não tratados, podem evoluir para um câncer. Assim, a análise e o diagnóstico de HPV são essenciais para o cuidado da saúde da população brasileira.
E, como parte das iniciativas da OMS para a eliminação do câncer cervical, foi adotado como exame essencial a genotipagem em tempo real do vírus.
O diagnóstico de HPV por PCR é uma técnica altamente sensível e específica, que consegue detectar a presença do vírus HPV mesmo em quantidades muito baixas.
Além disso, somente ela consegue identificar entre uma ampla gama de genótipos de HPV, incluindo os de alto e de baixo risco, medida necessária para a prática clínica.
O HPV no Brasil
No Brasil, sete em cada dez casos de câncer de colo de útero são causados pelo HPV, que também causa nove em cada dez casos de câncer de ânus e está relacionado a neoplasias malignas no pênis, vagina, vulva, boca e garganta.
Esses números preocupam já que existe vacina contra o vírus disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde.
“Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 21 de fevereiro, 87,08% das meninas brasileiras entre 9 e 14 anos de idade receberam a primeira dose da vacina em 2019, e em 2022, a cobertura caiu para 75,81%. Entre os meninos, a cobertura vacinal caiu de 61,55%, em 2019, para 52,16%, em 2022.” [1]
Agência Brasil
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em estudos internacionais, cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas terão contato com um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas, e essa porcentagem pode ser ainda maior em homens. [1]
Ainda, há estudos que estimam que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada por HPV. [1]
Diagnóstico de HPV por PCR
Comprometida a desenvolver novas tecnologias para diagnóstico molecular e prover soluções inovadoras para garantir diagnósticos rápidos e precisos, a Seegene, desde a sua chegada ao Brasil oferece ao mercado dois testes moleculares para HPV:
- Anyplex™ II HPV28 Detection: fornece informação genotípica de alta sensibilidade e especificidade de 28 tipos de infecção por HPV.
- Anyplex™ II HPV HR Detection: genotipagem precisa de 14 genótipos de HPV de alto risco (16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68) em uma única reação.
E em 2022, lançamos a tecnologia Seegene PCR 3 Ct, primeiro teste PCR do mundo que oferece o valor do ciclo de detecção (Cycle Threshold, Ct) de três alvos em um único canal, sem comprometer a sensibilidade e especificidade dos ensaios.
Os primeiros produtos desenvolvidos pela Seegene com a tecnologia 3 Ct, o Allplex™ HPV HR Detection e o Allplex™ HPV28 Detection se somaram aos outros dois testes e elevaram o diagnóstico de HPV a outro nível.
Acreditado pela ANVISA, o Allplex™ HPV28 Detection já está disponível no Brasil e pronto para ajudar os laboratórios a otimizar seus processos para atender à crescente demanda de testes moleculares e do diagnóstico de HPV.
Diferenciais da Tecnologia Molecular 3 Ct
- Informações abrangentes com genótipos individuais e valores de Ct em um único teste;
- Aumento da eficiência para a triagem de HPV em larga escala;
- Redução do tempo de operação;
- Informação exata sobre os valores de Ct para inferir a carga viral, ajudando os médicos a fornecerem atendimento personalizado com um diagnóstico mais preciso;
- Compatibilidade com a Plataforma All in One Seegene e com o STARlet-AIOS;
- Compartilhamento de informações com o SG Stats, sistema de análise estatística da Seegene.
Solução Seegene para o controle do HPV
Publicado em 2022, o artigo científico Concordance of Anyplex™ II HPV HR assays with reference HPV assays in cervical cancer screening: Systematic review fez uma revisão sistemática para verificar a concordância dos testes Anyplex™ HPV HR com outros testes de HPV no rastreamento do câncer cervical.
Os resultados publicados demonstraram que o Anyplex™ II HPV HR Detection é clinicamente validado para rastreamento e triagem de câncer primário do colo do útero e possui melhor desempenho que a captura híbrida.
Por que as informações sobre o genótipo do HPV são importantes?
- Cada genótipo do HPV foi associado a diferentes doenças, como câncer cervical ou verrugas genitais [2];
- A distribuição dos genótipos do HPV vem mudando devido ao aumento da vacinação;
- Muitos estudos epidemiológicos revelaram aumento da prevalência de outros genótipos de HPV e sua associação com o câncer cervical;
- A distribuição do genótipo do HPV varia de acordo com a região e a genotipagem individual é necessária para entender esta distribuição.
Por que as informações sobre a carga viral do HPV e infecção múltipla são importantes?
- Fornecer informações sobre a carga viral de cada genótipo do HPV detectado na amostra pode ajudar a prever o risco de câncer do colo do útero e possibilitar o manejo eficaz do paciente;
- Coinfecções por HPV requerem monitoramento mais próximo, pois prolongam a duração da infecção e estão altamente correlacionadas com o risco de câncer cervical.
Seegene Brazil – See Ahead. Change Tomorrow.
Nossa equipe está preparada para auxiliar o seu laboratório no processo de instalação dos equipamentos, na inclusão e análises dos testes moleculares, além de oferecer soluções rápidas para capacitação técnica e comercial da sua equipe.
Quer saber como aumentar o fluxo de exames e reduzir o TAT do seu laboratório? Baixe nosso e-book.
Comments are closed.