O presente texto tem o propósito de apresentar o artigo “Diagnostic performance of Anyplex II MTB/MDR/XDR for detection of resistance to first and second line drugs in Mycobacterium tuberculosis” no qual foi analisado o desempenho qualitativo do painel PCR para tuberculose da Seegene.
Nos relatórios mais recentes da OMS e da PAHO, evidenciaram-se os efeitos negativos da pandemia no combate à tuberculose e levantou a necessidade de aumentar esforços e investimentos para controlar a doença.
A importância do teste PCR para tuberculose
Conforme o mais recente relatório global sobre tuberculose da OMS, até a pandemia de coronavírus (COVID-19), a tuberculose era a principal causa de morte por um único agente infeccioso, ficando acima do HIV/AIDS.
Estima-se que 10,6 milhões de pessoas (95% UI: 9,9–11 milhões) adoeceram com TB em 2021, um aumento de 4,5% frente aos 10,1 milhões (95% UI: 9,5–10,7 milhões) em 2020.
A taxa de incidência de TB (novos casos por 100.000 habitantes por ano) aumentou 3,6% entre 2020 e 2021, revertendo quedas de cerca de 2% ao ano na maior parte das duas décadas anteriores.
Do número total de pessoas que desenvolvem TB a cada ano, cerca de 90% são adultos, com mais casos entre homens do que mulheres e, sem tratamento, a taxa de mortalidade é alta (cerca de 50%).
Já com os tratamentos atualmente recomendados (um curso de 4 a 6 meses de medicamentos anti-TB), cerca de 85% das pessoas podem ser curadas.
No Brasil, conforme o relatório do Ministério da Saúde, só em 2021 foram notificados 68.271 casos novos de TB, o que equivale a um coeficiente de incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes.
Quanto ao número de notificações por UF, evidenciou-se uma importante heterogeneidade. 11 UF tiveram coeficientes de incidência maiores que o coeficiente do Brasil (32,0 casos de TB por 100 mil hab.), sendo os maiores coeficientes registrados nos estados do Amazonas (71,3), Rio de Janeiro (67,4) e Roraima (54,6), seguidos do Acre (50,3), Pernambuco (45,9), Pará (42,6), Rio Grande do Sul (36,5), Mato Grosso do Sul (34,9), Espírito Santo (34,7), Amapá (35,2) e São Paulo (33,8).
Dos 59.735 casos novos de TB pulmonar notificados em 2021, 41.904 (70,1%) ocorreram em pessoas do sexo masculino.
Observa-se predomínio do sexo masculino em quase todas as faixas etárias. Homens de 20 a 34 anos apresentam 2,8 vezes mais risco de adoecimento por TB pulmonar do que mulheres na mesma faixa etária, seguidos do grupo de 50 a 64 anos, cujo risco de adoecimento por TB pulmonar é 2,6 vezes maior.
Diante desse cenário, fica clara a importância da testagem e do diagnóstico precoce como medidas primárias de cuidado – e, como já mencionado anteriormente, a PCR para tuberculose é a primeira opção de testes tanto para a tuberculose pulmonar quanto para a extrapulmonar.
Anyplex™ II MTB/MDR/XDR Detection, o teste PCR para tuberculose da Seegene
Para atender à demanda mundial citada acima, a Seegene desenvolveu o Anyplex™ II MTB/MDR/XDR Detection, um ensaio de PCR em tempo real multiplex que detecta Mycobacterium tuberculosis (MTB) e identifica simultaneamente 38 mutações associadas com resistência a drogas.
Mais eficiente que os meios tradicionais de diagnóstico, o Anyplex™ II MTB/MDR/XDR Detection faz a detecção simultânea de MTB, 7 mutações que causam resistência à Isoniazida, 18 mutações causadoras de resistência à Rifampicina, 7 mutações causadoras de resistência à fluoroquinolona e 6 mutações causadoras de resistência a medicamentos injetáveis.
Baseado nas tecnologias DPO™ e TOCE™, este ensaio é feito em equipamentos de PCR em tempo real, fornece diagnóstico imediato e ajuda a direcionar o paciente ao tratamento apropriado para o controle da tuberculose.
Principais características:
- Controle de tipo selvagem;
- Ampla gama de espécimes;
- Solução para extração de DNA;
- Analisador automático de dados – Interpretação automatizada de dados e interligação com LIS utilizando o Seegene Viewer;
- Sistema UDG – que previne contaminação por carregamento;
- Desempenho poderoso com tecnologia exclusiva;
- Decisão rápida de tratamento – através de triagem e subtipagem simultâneas;
- Predição de resistência a antibiótico.
Apresentação do Artigo
O objetivo do estudo “Diagnostic performance of Anyplex II MTB/MDR/XDR for detection of resistance to first and second line drugs in Mycobacterium tuberculosis” foi avaliar o desempenho diagnóstico do teste PCR para tuberculose da Seegene para a detecção de mutações que conferem resistência a drogas de primeira e segunda linha em cepas de MDR-TB. Também foi comparado aos resultados obtidos com o GenoType MTBDRplus Assay.
Foram avaliados: sensibilidade, especificidade, erros graves (ME), erros muito graves (VME) e concordância categórica (CA) do teste em questão usando o método de proporção de ágar como padrão-ouro.
Os envolvidos no estudo descobriram que o Anyplex™ II MTB/MDR/XDR é muito eficiente ao diagnosticar MDR-TB – Obtiveram maior sensibilidade e especificidade para RIF (97,9% e 100%, respectivamente) e também INH (91,4% e 100%, respectivamente). Para AMG (aminoglicosídeos), o teste apresentou melhores resultados que GenoType.
O Anyplex™ II MTB/MDR/XDR também teve um desempenho melhor do que o concorrente GenoType MTBDRplus Assay levando a um diagnóstico mais rápido, fácil e barato.
Conclusão do Artigo
- O Anyplex™ II MTB/MDR/XDR é um ensaio confiável para a detecção de MDR-TB e tem uma excelente correlação com o GenoType MTBDRplus Assay e características de melhor desempenho.
- O Anyplex™ II MTB/MDR/XDR pode reduzir o tempo de diagnóstico de MDR-TB para apenas 1 dia.
- Embora os testes fenotípicos continuem sendo o padrão-ouro para detecção de resistência do M. tuberculosis às drogas, métodos genotípicos como o Anyplex™ II MTB/MDR/XDR oferecem vantagens particulares, pois levam a um diagnóstico mais rápido da TB-MDR, o que é recomendado por todas as diretrizes atuais.
Saiba como adquirir o Painel Seegene para Tuberculose
Comments are closed.