Indubitavelmente, no atual momento, a prevenção focada em testes em massa e o isolamento físico são as formas mais eficientes de conter o avanço do SARS-CoV-2. Isto posto, o combate à covid-19 na Europa, continente em que o vírus se manifestou à frente do Brasil, continua recomendando e atuando no emprego de ambas as práticas — isolamento social e testagem massiva — ao passo que a vacina ainda está em fase de estudos e testes.
Em meados de fevereiro passado, o kit desenvolvido pela Seegene, Allplex™ 2019-nCoV Assay, recebeu o renomado certificado CE-IVD, publicado pela União Europeia (UE) logo após a licença das autoridades de saúde da Coréia do Sul.
Neste cenário, a Seegene saiu à frente do mercado e foi uma das pioneiras a enviar kits à Europa, continente em que possui duas subsidiárias — na Alemanha e Itália . Países como Espanha, França e Alemanha receberam os kits e, no caso do território italiano, a Arrow Diagnostics, subsidiária da Seegene no país, chegou a fornecer mais de 900 mil kits aos hospitais locais desde o início da pandemia.
covid-19 na Europa – atuação na Itália e Alemanha
Os registros do SARS-CoV-2 na Itália começaram ainda ao final de janeiro de 2020. No entanto, o país demorou a iniciar os testes em massa e o isolamento social. Com isso, a nação enfrentou um alto índice de contágio e mortalidade, que só foi contido com as duas medidas (testes e isolamento físico).
No momento mais intenso de combate à pandemia, os kits de teste produzidos pela Seegene chegaram a cobrir 80% do volume total de testes na Itália, sobretudo em regiões como Veneto, Lombardia e Piemonte, ao norte do país.
Paralelamente, a Alemanha tomou providências com maior velocidade, baseando-se no desenvolvimento de uma estratégia acentuada de testagem, aumento do volume de leitos de UTI, rastreamento e isolamento interno e externo, via fechamento das fronteiras em relação ao continente.
Os números, por conseguinte, mostraram que, embora o volume de infecções tenha sido elevado, a taxa de mortalidade se manteve muito menor no tocante ao cenário de óbitos que em outras nações do ocidente.
Por dentro dos testes desenvolvidos pela Seegene
Os testes são indispensáveis no combate à covid-19 na Europa e em todo o planeta. Os kits desenvolvidos pela Seegene possuem todos os itens necessários para a detecção e identificação de três genes-alvo distintos: gene E, gene RdRP e N.
Uma vez aplicado, o teste visa checar os genes supracitados em uma única reação, oferecendo alto índice de confiabilidade, precisão, além de facilitar a operação em laboratórios e reduzir custos e prazos, como ocorrido em diferentes nações europeias.
Além disso, a versatilidade dos testes da Seegene possibilitou sua adaptação com agilidade em laboratórios de diversos países da Europa, recorrendo à estrutura já instalada, a fim de combater a epidemia — vários países europeus já estão em retomada pós-isolamento, fazendo os testes PCR ainda mais relevantes neste cenário.
Outra benesse garantida pelos testes é a compatibilidade com a maioria dos equipamentos de extração e análise de PCR em tempo real, ou seja, viabilizando o processamento manual e/ou automatizado em laboratórios de todos os portes.
No atual momento, a Seegene possui a capacidade produtiva de 20 milhões de testes por mês. Simultaneamente, pode exportar, pelo menos, 3 milhões de testes a cada semana.
Testes para combate à covid-19 no Brasil
Os dados do Governo Federal evidenciam o volume crescente de casos confirmados e óbitos no país. Em termos de prevenção, as principais recomendações para combater e diminuir as chances de contaminação envolvem lavar as mãos frequentemente, usar os cotovelos para cobrir a tosse, não tocar o rosto, manter uma distância de segurança entre um indivíduo e outro, uso de máscaras e, se possível, não sair de casa.
A Seegene está preparada para implantar os testes PCR de covid-19 em laboratórios de todos os portes em solo brasileiro, uma vez que entram em cena a fim de examinar a população e direcionar o tratamento, já que os sintomas da covid-19 podem se confundir com alguns dos sintomas comuns em casos de resfriado, gripe e outras doenças.
Contando com um time de profissionais altamente qualificados, a Seegene Brazil possui estoque próprio com licença da Anvisa e das autoridades de saúde dos países mais desenvolvidos do mundo, além da importação contínua de testes. Esses testes possuem baixíssima exigência de infraestrutura e podem ser executados na maioria dos equipamentos de extração e análise de PCR em operação no país.
Líder mundial em diagnóstico molecular in vitro, a Seegene tem sede na Coreia do Sul e sete filiais nas Américas, Europa e Oriente Médio. A Seegene Brazil, fundada em 2019, localiza-se na capital mineira, Belo Horizonte.
Comments are closed.