Logo no começo do ano recebemos a notícia que uma mulher, grávida e não vacinada, foi internada em Israel e testada com resultado positivo para a dupla infecção – covid-19 e Influenza A.
O termo “Flurona” que foi cunhado pela mídia (sem autenticidade científica) – é o resultado da combinação dos termos “flu” (gripe, em inglês) e “coronavírus”.
Esse comportamento viral não é novo, e na verdade é até esperado diante da situação que vivemos e das mudanças climáticas que resultam em ambientes mais fechados e aglomerados. No Brasil a incidência de Influenza na primavera e verão é atípica, e está acontecendo porque as pessoas voltaram a circular mais, em virtude da flexibilização das medidas sanitárias contra a pandemia.
Em fevereiro de 2020 um homem foi internado em Nova York com febre alta e muita tosse. No momento da internação, ele foi testado apenas (resultado positivo) para Influenza e, mais tarde, testou positivo para covid-19. Ainda em outubro de 2020 pesquisadores do Hospital Nacional Dos De Mayo e da Facultad de Medicina Humana, Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima (Peru), reportaram 5 casos. (The Washington Post)
Edsel Salvana, membro da assessoria técnica do Departamento Nacional de Saúde da Filipinas, disse que a primeira morte relacionada à covid-19 no país decorreu de um caso de coinfecção, no início de 2020. (ABS-CBN)
Vale ressaltar que, por mais que a coinfecção aconteça, ela não significa que os vírus estão “se combinando” e formando uma nova variante. O termo é referente à presença dos dois vírus, individualmente, em um mesmo paciente.
Outro ponto importante é a vacinação – pelo que temos visto nos casos de coinfecção, os pacientes que foram vacinados tanto para a covid-19 quanto para a Influenza têm apresentado sintomas brandos com recuperação rápida e sem sequelas. (Time)
Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Por serem ambas Infecções Respiratórias, os sintomas são praticamente os mesmos, que podem evoluir para casos mais graves.
- Febre;
- Tosse;
- Fadiga;
- Dores musculares;
- Dor de garganta e/ou cabeça;
- Coriza.
Para ambos os casos, o tratamento consiste em amenizar os sintomas já que ainda não existe cura. Para que esse tratamento seja feito de maneira correta e eficiente, o diagnóstico molecular é fundamental.
Somente o teste PCR tem a sensibilidade necessária para detectar e apontar corretamente qual ou quais os vírus responsáveis pelos sintomas.
O nosso Painel Allplex™SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV Assay é destinado à detecção do SARS-CoV-2 através de três genes (N, RdRP e S), dos vírus Influenza A e B e dos vírus sincicial respiratório (RSV) A e B.
Para a triagem essencial das Gripes A/B e RSV A/B com simultânea subtipagem de Gripe A, o Painel Allplex™ Respiratory Panel 1 fornece valores individuais de Ct para cada analito em uma única reação de PCR em tempo real e provê mais respostas por amostra que qualquer outro método.
Nós ainda contamos com o Painel Allplex™ SARS-CoV-2 Master Assay que detecta simultaneamente quatro genes do SARS-CoV-2 de tipo selvagem (gene E, gene RdRP, gene N e gene S) e cinco mutações notáveis no gene S: deleção HV69 / 70, Y144 deleção, E484K, N501Y e P681H e assim identifica diversas variantes, sendo a Ômicron uma delas.
Assim como os sintomas são parecidos, a transmissão também ocorre da mesma maneira – “tanto a covid-19 quanto a Influenza A são disseminadas por gotículas e aerossóis quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala, canta ou respira. As gotículas e aerossóis podem pousar nos olhos, nariz ou boca de pessoas próximas – normalmente a 1 metro da pessoa infectada, mas às vezes ainda mais longe. As pessoas também podem se infectar ao tocar em superfícies contaminadas e depois tocar nos olhos, nariz ou boca sem limpar as mãos.” (OMS)
Para se proteger, basta seguir e respeitar as Medidas de Segurança:
- Mantenha pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas e use uma máscara bem ajustada, de preferência com a especificação PFF2;
- Evite locais e ambientes lotados e mal ventilados;
- Abra as janelas e/ou portas para manter os cômodos bem ventilados;
- Lave ou limpe suas mãos com álcool em gel com frequência;
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca;
- Fique em casa se não se sentir bem e procure ajuda médica se apresentar algum dos sintomas graves, como a falta de ar e febre alta.
Comments are closed.