Com um simples e rápido diagnóstico molecular de HPV é possível prevenir a incidência do câncer cervical.
Considerado um problema de saúde pública no Brasil, o câncer cervical continua sendo um dos grandes responsáveis pelos óbitos femininos. Só em 2020 foram 6.627 registrados no Brasil, e são esperados cerca de 17 mil novos casos em 2023.[1][2]
Ao contrário de outros tipos de câncer, os cânceres do colo do útero e ovário, causados pelo HPV, podem ser prevenidos e controlados desde que as estratégias de saúde pública sejam seguidas.
Assim como a vacinação, a inclusão do teste de HPV nos exames de rotina é essencial para o controle das neoplasias. Ademais, conforme as novas diretrizes da OMS, a PCR é agora a metodologia indicada para o diagnóstico do HPV de alto e baixo risco. Esta tecnologia está disponível em nosso país, e a Seegene Brazil oferece alguns dos testes mais eficientes do mercado.
Como investimento na melhoria de processos laboratoriais e na popularização dos testes moleculares, a Seegene Brazil apresenta mais uma inovação exclusiva – a Tecnologia 3 Ct, utilizada nos novos testes de HPV.
O Diagnóstico molecular de HPV
Causado pelo HPV, os cânceres do colo do útero e ovários tem desenvolvimento lento, que pode ser assintomático na fase inicial. Porém, quando detectado e tratado ainda no início, apresenta bom prognóstico e é curável. Assim, a prevenção primária é de extrema importância para a saúde da mulher.
Na pesquisa italiana, publicada recentemente, mostrou-se que adolescentes imunizados contra o HPV produzem quantidades significativamente maiores de anticorpos IgC e anticorpos neutralizantes do que pessoas adultas vacinadas, embora essas também apresentem respostas imunes.[3][4]
HPV – Diagnóstico precoce e taxa de sobrevida do paciente com câncer cervical
Mesmo o Brasil tendo condições para oferecer a vacinação gratuita e os exames preventivos para grande parte da população e ir além do recomendado pela OMS e OPAS ao abordar pessoas mais jovens, vemos que ainda há muito trabalho e campanhas educativas para serem feitas.[5]
Atualmente no Brasil, a captura híbrida é a metodologia mais utilizada como teste de HPV, e é bem mais sensível que o tradicional Papanicolau. Porém, além da recomendação da OMS, já foram publicados diversos estudos[6][7][8] que comprovam a melhor resposta da PCR para a identificação e genotipagem do HPV.
Diagnóstico de HPV com a Tecnologia 3 Ct
Desenvolvida pela Seegene, na Coreia do Sul, a nova tecnologia apresenta os primeiros testes PCR 3 Ct do mundo. Oferece o valor do ciclo de detecção (Cycle Threshold, Ct) de três alvos em um único canal, sem comprometer a sensibilidade e especificidade dos ensaios.
Até então, as tecnologias de PCR quantitativo em tempo real só permitiam a detecção do valor de Ct de um único alvo por canal.
Como parte da nossa missão, esperamos que essa tecnologia ajude ativamente na saúde da população brasileira e que auxilie médicos e laboratórios a detectar com mais precisão o patógeno causador, o nível de infecção e o potencial de coinfecção.
A Seegene priorizou o diagnóstico do HPV no lançamento da Tecnologia 3 Ct. Os primeiros ensaios desenvolvidos foram:
- Allplex™ HPV28 Detection, detecta e diferencia 28 genótipos de HPV (19 de alto risco e 9 de baixo risco); e o
- Allplex™ HPV HR Detection, detecta e diferencia 14 genótipos de HPV de alto risco, incluindo HPV 16 e HPV 18.
Com a utilização dos novos testes 3 Ct para HPV é possível reduzir drasticamente o tempo de liberação dos resultados, já que o TAT para a reação de qPCR é de apenas 1h30.
Diferenciais da Tecnologia PCR 3 Ct
Graças ao seu rápido processamento, a Tecnologia 3 Ct ajuda ativamente na redução dos custos laboratoriais. O TAT mais curto não contribui apenas para a entrega rápida de resultados, mas também para a liberação da equipe e dos equipamentos para novos processamentos.
Gestão: atraso no diagnóstico é a principal reclamação dos pacientes
Principais características:
- Integração de 19 tecnologias inovadoras da Seegene;
- Dados qualitativos e quantitativos para até 15 alvos em um único tubo;
- Informação diagnóstica completa: grau de infecção + coinfecção + patógeno causador da doença;
- Redução de custos nos exames laboratoriais;
- Menor TAT (tempo de resposta);
- Totalmente compatível com a Plataforma All in One Seegene – laboratórios parceiros não precisam investir em novos equipamentos;
- Compatível também com a nova plataforma automatizada Seegene STARlet AIOS, lançada no Brasil em 2022.
A Tecnologia 3 Ct aumenta o potencial para fornecer diagnósticos mais precisos e com aplicações clínicas efetivas, que reduzem o TAT, otimizam os processos internos e gerenciais dos laboratórios além de oferecer as melhores opções para médicos e pacientes.
Temos como objetivo desenvolver tecnologias que transformam a saúde, deixando os testes moleculares cada vez mais acessíveis à população, aos laboratórios e à comunidade médica.
Para isso, trabalhamos ativamente com pesquisas científicas, aperfeiçoamento de técnicas e desenvolvimento de pessoas. Além disso, produzimos materiais de referência e oferecemos total suporte técnico-científico para nossos parceiros, desde a implementação até a rotina diária.
Seegene – Líder mundial em diagnóstico molecular multiplex
Para mais informações e atualizações sobre as tecnologias Seegene, acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais – Instagram, LinkedIn e YouTube.
Comments are closed.