No dia 25/01/22 foi publicado o Boletim InfoGripe Fiocruz indicando um crescimento na tendência de longo e curto prazo para os casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) demonstrando mais uma vez a indispensabilidade do Teste PCR Respiratório.
Só nessas primeiras semanas de 2022, 1.793 óbitos por SRAG foram registrados, dos quais 1.122 (62,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório – 16,3% são de Influenza A, 0,2% Influenza B, 0,5% vírus sincicial respiratório (VSR), e 82,3% Sars-CoV-2.
Em Nota Técnica, a instituição apresentou preocupação diante do aumento nas taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos.
A Fiocruz ainda alertou sobre a temporada atual de verão pelo qual estamos passando. A disseminação dos vírus respiratórios aliado ao período de férias, alta temporada de viagens e flexibilização das medidas de segurança sanitária influenciam diretamente nos números citados anteriormente.
“A vacinação é a principal forma de prevenção que temos atualmente para ambas as infecções. Em adição, nos últimos anos, nós desenvolvemos mecanismos bastante poderosos para a prevenção de vírus respiratórios, que são as medidas não-farmacológicas. Entre elas, o uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória e a higiene constante das mãos”, destaca Fernando Motta, pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.
Por apresentarem sintomas semelhantes, é de extrema importância a realização do teste PCR respiratório para a identificação correta do agente infeccioso para então o tratamento adequado ser aplicado.
No início do mês, o Instituto Butantan também publicou um artigo sobre o surto de influenza H3N2. Nele, o Ricardo Oliveira, diretor de produção, afirma que “o alto poder de transmissão da Darwin, aliado à baixa adesão à campanha de vacinação contra a influenza em 2021 e à diminuição das medidas preventivas contra a Covid-19, podem explicar o atual surto em algumas localidades e a necessidade de vacinar quem ainda não tomou o imunizante.”
Já o diretor do Laboratório Multipropósito do Instituto, Renato Astray aponta que “Estávamos há dois anos usando máscara e ela protege tanto contra a influenza quanto contra o SARS-CoV-2 porque inibe o contato com vírus respiratórios, mas essas medidas foram relaxadas e as pessoas ficaram mais expostas ao contato com estes vírus.”
Chamamos atenção também aos casos de SRAG por covid-19 em crianças – “em 2020, 10.356 crianças entre zero e 11 anos foram notificadas com o problema, das quais 722 evoluíram para óbito. Em 2021, o total de notificações subiu ainda mais e atingiu 12.921 ocorrências da síndrome respiratória na mesma faixa etária, com 727 mortes. No total, são 23.277 casos de SRAG por Covid-19 e 1.449 mortes desde o início da epidemia até dezembro de 2021.” (Instituto Butantan)
Desde 2021, o VSR também é responsável pelas internações de crianças de 0 a 9 anos. “Em crianças de até dois anos, [o VSR] é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante seu período de maior incidência. Crianças com menos de cinco anos têm maior risco de desenvolver formas graves.” (Fiocruz)
Para mais informações sobre o Vírus Sincicial Respiratório, clique aqui.
Teste PCR Respiratório – Allplex™ Respiratory Panel 1
Como já mencionamos em outros artigos, o Diagnóstico Molecular é essencial para o enfrentamento à pandemia de covid-19 e à endemia de Influenza H3N2. Somente ele é capaz de apontar especificamente qual o agente viral responsável pela infecção.
Nosso Painel Allplex™ Respiratory Panel 1 faz a triagem dos 4 principais vírus respiratórios e 3 subtipos de Gripe A com o Sistema UDG para prevenir contaminação residual.
- Vírus Influenza A (Gripe A)
- Influenza A-H1 (Gripe A-H1)
- Influenza A-H1pdm09 (Gripe A-H1pdm09)
- Influenza A-H3 (Gripe A-H3)
- Vírus Influenza B (Gripe B)
- Vírus Sincicial Respiratório A (VSR A)
- Vírus Sincicial Respiratório B (VSR B)
Através de esfregaço nasofaríngeo, aspirado nasofaríngeo ou lavagem broncoalveolar o ensaio fornece valores individuais de Ct para até dois analitos por canal do instrumento de PCR em tempo real em 2 horas após a extração e provê mais respostas por amostra que qualquer outro método.
Com fluxo de trabalho prático, utilizando a plataforma automatizada Seegene e interpretação automatizada de dados, o Painel auxilia na decisão rápida de tratamento através de triagem e subtipagem simultâneas.
Para uma triagem mais completa de covid-19 e influenza H3N2, o nosso Painel Allplex™SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV Assay analisa os seguintes:
- Vírus Influenza A (Flu A)
- Vírus Influenza B (Flu B)
- Vírus Sincicial Respiratório (RSV)
- SARS-CoV-2 (gene N, gene RdRP e gene S)
- Controle Interno endógeno
- Controle Interno exógeno
Para mais informações sobre o Teste PCR Respiratório acesse nosso site seegenebrazil.com.br
Comments are closed.